Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa. Câmara limpou estátua de Padre António Vieira que apareceu vandalizada

11 jun, 2020 - 23:08 • Eunice Lourenço , Ricardo Vieira , Cristina Nascimento com Lusa

PSP procura responsáveis pelo vandalismo com tinta vermelha. Os danos em monumentos configuram crime público,

A+ / A-

A estátua do Padre António Vieira erigida no Largo Trindade Coelho, na zona do Bairro Alto, em Lisboa, foi vandalizada, esta quinta-feira.

De acordo com a fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS), "houve uma projeção de tinta" vermelha sobre as figuras do Padre António Vieira e de três crianças, que compõem o conjunto de esculturas, tendo sido igualmente escrita a palavra "Descoloniza" na base do monumento.

Segundo a mesma fonte, depois do alerta da comunicação social, foram mobilizadas equipas de investigação criminal da PSP, que fizeram diligências no local "para recolher mais e melhores meios de prova" que possam levar à identificação dos autores.

Os danos em monumentos configuram crime público, disse o responsável da PSP de Lisboa, adiantando que o processo será agora reencaminhado ao Ministério Público.

A Câmara de Lisboa já avançou, entretanto com a limpeza da estátua. Na rede social Facebook, a autarquia escreve que já "procedeu à limpeza da estátua de Padre António Vieira, no Largo Trindade Coelho, que foi hoje (11 de junho), alvo de vandalismo", acrescentando que "todos os atos de vandalismo contra o património coletivo da cidade são inadmissíveis".

Antes da intervenção da Câmara, o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, já tinha vindo a público condenar o ato de vandalismo e garantir que se a autarquia não fosse rápida a intervir o ele próprio iria limpar a estátua.

Já ao fim da noite desta quinta-feira, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, partilhava as fotos de limpeza da estátua, considerando que "a melhor resposta aos vândalos é a limpeza".

Quem foi o padre António Vieira

Nascido a 6 de fevereiro de 1608, em Lisboa, com apenas seis anos António Vieira partiu com a família para o Brasil.

É conhecido como um defensor dos direitos humanos. Para a História fica o célebre “Sermão de Santo António aos Peixes”, proferido no Brasil, em que denunciou a desumanidade com que os colonos tratavam os indígenas e os escravos.

Em resultado das suas posições públicas, o sacerdote jesuíta foi expulso do estado do Maranhão pelos colonos, em 1661.

Neto de avó africana, o padre António Vieira realizou um trabalho de grande proximidade com as comunidades índias brasileiras, onde ficou conhecido como “Paiaçu” ou “Pai Grande”.

Diplomata e missionário, António Vieira aprendeu tupi-guarani e o quimbundo para comunicar com os indígenas e foi considerado por Fernando Pessoa um “imperador da língua portuguesa”.

Morreu em Salvador da Bahia, aos 89 anos. Como reconhecimento da importância do seu papel na História de Portugal, a cidade de Lisboa inaugurou, em 2017, uma estátua em homenagem ao padre António Vieira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    12 jun, 2020 Lisboa 10:58
    Mais um período de histerismo, uma moda que como todas as outras, há-de passar. Ontem era o escarcéu do #MeToo e do feminismo radical com os seus ajustes de contas a acompanhar, depois o da violência das touradas, depois as casas de banho das Escolas, agora é o "racismo", e amanhã deve ser qualquer outra coisa tão "importante" como os gatos vadios serem adotados. E estas "ondas" acabam todas da mesma maneira: quando aparece uma nova distração, para desviar as atenções do que os políticos andam a cozinhar nas nossas costas, e de que o País caminha para uma nova bancarrota e os sacrifícios que aí veem são iguais ou piores que os de 2010 e seguintes...
  • João Lopes
    12 jun, 2020 Viseu 10:57
    Os medrosos e os cobarde costuma atuar pela calada da noite!

Destaques V+