Tempo
|
A+ / A-

Índice de Paz Global. Portugal é o país mais seguro da União Europeia e o terceiro do mundo

10 jun, 2020 - 17:36 • Redação

Relatório do Institute for Economics & Peace, que classifica 163 estados e territórios independentes, conclui que o nível global de paz se deteriorou.

A+ / A-

Portugal mantém, em 2020, o terceiro lugar no Global Peace Index, Índice de Paz Global em português, apenas atrás da Islândia e da Nova Zelândia.

O relatório do Institute for Economics & Peace, divulgado esta quarta-feira, revela, ainda, que Portugal ocupa o primeiro lugar entre os países da União Europeia.

Nesta 14ª edição do Índice, que classifica 163 estados e territórios independentes e cobre 99,7% da população do mundo, conclui-se que o nível global de paz se deteriorou. O documento conclui que os conflitos e crises que surgiram na década passada começaram a diminuir, mas estão a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza, em resultado da pandemia da Covid-19.

Em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar. Em 2019, cinco anos depois, passou a ocupar o terceiro lugar, posição que mantém este ano.

Em comunicado enviado à Renascença, o Ministério da Administração Interna considera que "os passos significativos que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste ranking".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+