Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Combater a obesidade com subprodutos da couve-brócolo? É uma possibilidade

02 jun, 2020 - 15:29 • Olímpia Mairos

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estão a estudar a utilização de subprodutos da couve-brócolo na prevenção e tratamento da obesidade.

A+ / A-

Uma equipa de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a estudar a utilização de subprodutos da couve-brócolo na prevenção e tratamento da obesidade no âmbito do projeto “ValorizebyProducts”.

O objetivo da iniciativa é, segundo a academia transmontana, valorizar os subprodutos de brássicas (couve-galega, couve-bróculo, couve-flor) e explorá-los na forma de suplemento alimentar para a prevenção ou tratamento da obesidade e, ainda, reduzir a quantidade e custos de produção de resíduos derivados destas culturas.

De acordo com Eduardo Rosa, investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e coordenador do projeto, no âmbito do estudo “serão feitos ensaios preliminares em culturas de células para testar e perceber quais os componentes dos subprodutos dos brócolos que melhor podem ajudar no combate à obesidade”.

“O componente que considerarmos mais promissor será inserido numa ração que será testada num modelo animal de obesidade”, acrescenta.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+