Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho

29 mai, 2020 - 18:07 • Redação, com Lusa

Governo também adia as atividades de apoio à família e de ocupação de tempos livres dos restantes ciclos, que serão retomadas após o final do ano letivo, que termina em 26 de junho.

A+ / A-

Veja também:


O regresso das atividades de tempos livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares foi adiado por duas semanas, anunciou esta sexta-feira o primeiro-ministro, António Costa.

Estes ATL só poderão reabrir a partir de 15 de junho, afirmou António Costa, em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

"Este adiamento deveu-se essencialmente para dar tempo a que a devida organização" seja implementada, referiu o primeiro-ministro.

Inicialmente, a reabertura das ATL estava programada para 1 de junho, no mesmo dia em que voltam a funcionar as instituições do pré-escolar e respetivas atividades de apoio à família.

No entanto, o Governo optou por adiar este regresso para 15 de junho, adiando também as atividades de apoio à família e de ocupação de tempos livres dos restantes ciclos, que serão retomadas após o final do ano letivo, que termina em 26 de junho.

A decisão, avançou o primeiro-ministro, decorre de uma necessidade de preparar a organização dos espaços onde se desenvolvem estas atividades.

Na quarta-feira, a diretora-geral da Saúde avançou que as orientações para a utilização das Atividades de Tempos Livres (ATL) devido à covid-19 seriam divulgadas naquele dia.

No entanto só foram anunciadas normas para os campos de férias, divulgadas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), sendo que para as ATL as orientações ainda estão a ser desenhadas, segundo o Ministério da Educação.

Portugal contabiliza pelo menos 1.383 mortos associados à covid-19 em 31.946 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 14 mortos (+1%) e mais 350 casos de infeção (+1,1%).

O número de pessoas hospitalizadas subiu de 512 para 529, das quais 66 se encontram em unidades de cuidados intensivos (mais uma).

O número de doentes recuperados é de 18.911.

Portugal entrou no dia 3 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+