Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Bairro da Jamaica tem já quatro casos curados

27 mai, 2020 - 12:35

Revelação foi feita por Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, que recusa falha de comunicação com a Câmara Municipal do Seixal.

A+ / A-

Veja também:


O Bairro da Jamaica tem já quatro casos curados da Covid-19, dos 16 casos de infeção anunciados pela Câmara Municipal do Seixal. O anúncio foi feito por Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, em conferência de imprensa.

"Há zonas em Lisboa e Vale do Tejo onde os casos são muito dispersos. Na questão do Seixal, temos boas notícias. Num dos bairros com 16 casos positivos, quatro já foram dados como curados e não apareceram mais casos".

Graça Freitas anuncia também um surto em Pernes, distrito de Santarém, com 18 utentes e seis profissionais infetados pela Covid-19.

A Câmara Municipal do Seixal pedia mais informação por parte do governo sobre os focos de Covid-19 em Vale de Chícharos, onde foram detetados 32 casos positivos, metade deles no Bairro da Jamaica. Graça Freitas diz que não está a par da falta de informação dada à autarquia.

"Não temos essa informação. A informação que trenho, é que tem havido interações necessárias, mas só com a conjugação de todas as forças no terreno é que é possível fazer face a esta situação

Testes em bairros sociais descartados

O secretário de Estado descartou a possibilidade de se realizarem testes à Covid-19 em bairros sociais, a "não ser no âmbito de um surto".

"Não me parece que haja razões para se fazerem testes em bairros sociais, a não ser no âmbito de um surto e de uma investigação epidemiológica. Aí sim, haverá a necessidade de fazer testes, de acordo com o que é a estratificação do risco. Não me parece que seja por estar num bairro social por si só que se deva testar", afirma.

Graça Freitas sublinha e acredita que há pessoas que podem ser deslocadas, caso as suas habitações não tenham condições para o isolamento social.

"Existe uma condição mínima de habitabilidade que é verificada pelas autoridades de saúde, e outra envolvidas, no local", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+