Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Creches vão testar todos os profissionais antes da reabertura

16 mai, 2020 - 13:53 • Eduardo Soares da Silva

A ministra da Saúde garante que processo de rastreio nas creches será terminado durante este fim-de-semana. Graça Freitas diz que pediatria nacional está preparada para possível aumento de casos de Covid-19 em crianças.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde, Marta Temido, garante que todas as creches que reabrem na segunda-feira terão concluído os testes à Coivid-19 aos seus profissionais. Em conferência de imprensa, a governante explica que o processo está praticamente concluído, e estará totalmente terminado até domingo à noite.

"As creches ou já estão todas testadas, ou vão estar até ao final do fim-de-semana, pelo menos as que vão já reabrir na segunda-feira", afirmou a ministra.

Temido esclareceu, por região do país, o estado da realização dos testes, tanto nas creches como em lares, que começarão a receber visitas de familiares também na segunda-feira.

"Temos algumas regiões que já terminaram os testes. No Norte, os lares estão praticamente concluídos, falta apenas um agrumento de centros de saúde, no Alto Minho. Nas creches já estão testados todos os profissionais. No Centro, o cenário é praticamente de conclusão. Em Lisboa e Vale do Tejo, as creches terminam hoje e os lares até 22 de maio. No Alentejo, os lares terminam a 22 de maio e as creches já estão todas realizadas. O Algarve já completou o seu programa", esclarece.

A política de testagem em Portugal continua "em linha com as indicações da OMS", segundo Temido. "O dia 13 de maio foi o dia com mais testes feitos, 17.534. Destes testes, muitos foram em lares e creches, onde tivemos uma intervenção muito focada no rastreio. O objetivo é testar, testar, testar".

SNS preparado para aumento de crianças infetadas

Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, afirma que existe um plano caso apareça um caso positivo no agregado familiar de uma criança que frequente uma creche.

"Queremos dar uma palavra de tranquilidade aos pais, porque muitas crianças contraem a doença de um adulto. Temos um plano muito interventivo num caso positivo, quer num surto, ou não. Se um adulto for identificado, a criança é rapidamente retirada da creche", explica.

Sobre a possível ligação da doença Kawasaki e a Covid-19 e os casos de crianças infetadas no país, Graça Freitas esclarece que todos recuperaram, mesmo os que apresentaram sintomatologia mais grave.

"Até à data, todos as crianças doentes em Portugal, quer com um quadro mais ou menos grave, todas tiveram recuperação positiva, incluíndo a criança com síndrome respiratória multissistémica, parecida à Kawasaki. Teve uma situação clínica difícil e recuperou. A pediatria tem capacidade para internar e tratar de todas as situações mais graves que possam existir", diz.

Portugal está em contacto com a OMS no estudo sobre a relação das duas doenças: "Trabalhamos muito de perto. O caso português foi reportado internacionalmente, e estamos com um intenso contacto entre as unidades de pediatria para contribuir para o conhecimento mundial da doença", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    17 mai, 2020 Funchal 13:39
    Para quê, se nos dias seguintes podem contrair a covid 19. Este virus não escolhe os dias. Enfim...

Destaques V+