Tempo
|
A+ / A-

Aqui os alunos só vão à escola de 15 em 15 dias

12 mai, 2020 - 14:16 • Manuela Pires

A escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, encontrou uma estratégia que sossegou pais, alunos e professores. Os estudantes dos 11º e 12º anos só têm de ir à escola de 15 em 15 dias para terem aulas presenciais. Deste modo, conseguiu reduzir para metade o número de alunos que vai estar na escola ao mesmo tempo.

A+ / A-

O diretor da Escola Básica e Secundária Anselmo Andrade, em Almada, com cinco 5 turmas dos 11º e 12º anos num total de 350 alunos, percebeu que a maioria dos pais não ia deixar os filhos regressarem à escola. A estratégia definida para o ensino à distância está a correr bem e vai continuar.

“Os encarregados de educação, os alunos e os professores fazem um balanço muito positivo do trabalho que está a ser feito e não nos pareceu adequado estragar o que estávamos a fazer por seis semanas”, conta à Renascença Carlos Filipe Almeida.

A decisão estava tomada quando chegaram às mãos do diretor as orientações do Ministério da Educação para as aulas presenciais. Carlos Filipe Almeida encontrou uma solução: os alunos apenas têm de ir à escola de 15 em 15 dias.

À segunda-feira, as aulas presenciais são para tirar dúvidas às matérias das disciplinas que vão a exame e à sexta-feira a aula serve para fazer um teste escrito de preparação para o exame. Desta forma, conseguiu-se reduzir para 150 o número de alunos que vai permanecer em simultâneo no recinto escolar.

Carlos Filipe Almeida contactou os pais e teve o apoio destes para esta estratégia “que não deixa ninguém para trás, porque o que iria acontecer é que os alunos não vinham à escola e podiam perder as aulas à distância”.

A Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade adotou para o ensino à distância, planos quinzenais que contemplam 12 tempos de sessões síncronas por semana. No último tempo de sexta-feira os alunos têm assembleia de turma para fazerem o balanço do trabalho desenvolvido, com o diretor de turma. Este passrfá a informação ao conselho de turma. Esta semana começou uma nova quinzena, os alunos esta escola começam as aulas presenciais apenas no dia 25 de maio

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Filipa Gomes
    12 mai, 2020 MAFRA 16:46
    Excelente decisão. Espero que no meu concelho tenham a mesma iniciativa.
  • Helana Santos
    12 mai, 2020 Mem Martins 16:01
    Bom artigo. Esclarecedor e escrito por uma jornalista que sabe do assunto que está a tratar. É raro na nossa comunicação social que alguém escreva sabendo de educação.

Destaques V+