Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Orientações da DGS para as escolas. Alunos em grupos e mesas encostadas à parede e às janelas

11 mai, 2020 - 14:30 • Manuela Pires

Se for possível, cada grupo deve ter uma zona específica da escola para poder circular.

A+ / A-
A Direção-Geral da Saúde (DGS) pretende os alunos fiquem organizados em vários grupos, devendo cada um deles ter horários de aulas, intervalos e refeições em simultâneo, para evitar o contacto com os restantes. Se for possível, cada grupo de alunos deve ter uma zona específica da escola para poder circular.

Num documento com oito páginas, em que dita as regras para o regresso às aulas nas escolas, a DGS diz, ainda, que os estabelecimentos de ensino devem definir circuitos de entrada e saída da sala de aula, para impedir o cruzamento com outras pessoas. Cada sala de aula deve ser utilizada pelo mesmo grupo de alunos.

Também há orientações sobre como os directores das escolas como devem organizar a sala de aula: os alunos devem estar distantes uns dos outros entre 1,5 a dois metros, as mesas devem estar o mais possível junto das janelas e encostadas às paredes, e os alunos não devem ficar de frente uns para os outros.

A autoridade de saúde considera, ainda, que é importante uma frequente renovação do ar. Por isso, as janelas e as portas devem estar abertas e é preferível a ventilação natural. Se existir ar condicionado, deve ser usado em modo de extração e nunca em modo de recirculação do ar.

Na escola, todos devem usar máscara e lavar as mãos à entrada e à saída da escola. Os portões e as portas das salas devem estar abertos, para evitar tocar nas maçanetas.

Neste documento assinado pela diretora-geral da saúde, Graça Freitas, estabelecem-se regras que devem ser usadas no refeitório. Os alimentos prontos para comer não devem ser tocados com as mãos e devem ser utilizados utensílios adequados, como guardanapos, espátulas, pinças. Há, ainda, mais uma regra: as mesas não devem ter qualquer motivo decorativo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+