Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 17 mil testes feitos em lares. Objetivo é atingir os 70 mil em maio

24 abr, 2020 - 11:20 • Redação com Lusa

Até ao momento foram testadas cerca de duzentas instituições em todo o país.

A+ / A-

Veja também:


Mais de 17.000 testes ao novo coronavírus já foram feitos em lares de idosos, mas o objetivo é atingir os 70 mil em maio, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Até agora já foram testadas cerca de duas centenas de instituições em todo o país.

O programa de testes de diagnóstico começou com uma parceria com o Instituto de Medicina Molecular (IMM), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e o Algarve Biomedical Center (ABC), da Universidade do Algarve, e conta atualmente com mais de uma dezena de parceiros, entre universidades, politécnicos, unidades de investigação e administrações regionais de saúde, explica uma nota enviada à redação.

"Lançado com o objetivo de conter a propagação da doença em lares de idosos, através da realização de testes a todos os trabalhadores e utentes com sintomas, este programa de caráter preventivo é complementar a outras medidas já decretadas pelo Governo e adotadas pelas várias entidades, como a adequada separação de utentes e a correta utilização de equipamentos de proteção individual", recorda.

Este programa é concretizado com as comunidades intermunicipais, em articulação com as autoridades de saúde locais e os centros distritais da Segurança Social.

Das 820 mortes associadas à covid-19 registadas em Portugal, 327 ocorreram em lares de idosos, segundo revelou na quinta-feira a diretora-geral da Saúde.

Os últimos dados indicam que Portugal regista 22.353 caso de infeção pelo novo coronavírus.

A pandemia de Covid-19 provocou mais de 190 mil mortos em todo o mundo e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas. Mais de 708 mil doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+