Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Tenho mesmo de lavar toda a roupa a 60ºC?

20 abr, 2020 - 11:00 • João Carlos Malta

Muitas publicações que vemos na internet apontam esta temperatura como a ideal para matar o vírus. A enfermeira Maria Goreti Silva, que faz parte do "task force" da DGS para o combate ao coronavírus, ajuda a perceber o que devemos e o que não devemos fazer com a roupa em cada uma das situações do dia-a-dia.

A+ / A-

Veja também:


Muitos já se deverão ter deparado com artigos que aconselham a lavar a roupa, durante o surto de coronavírus, a mais de 60ºC. A própria DGS fez uma publicação no Facebook que levantou muitas dúvidas aos internautas. Não faltou quem recusasse usar a máquina de lavar a temperaturas tão altas, porque isso estragaria muitas peças, e pusesse em causa a eficácia da medida. É verdade que as temperaturas altas são aconselhadas para algumas situações, mas este é um tema que precisa de mais contexto e tem muitos “ses”.

Por isso, a Renascença entrou em contato com a enfermeira que pertence à "task force" para o combate ao novo coronavírus da Direcção-Geral de Saúde (DGS), Maria Goreti Silva. Ela que tem sido também quem dentro deste organismo mais se tem debruçado sobre a questão do vírus e dos tecidos.

A verdade é que se já existem resultados e testes para a forma como este novo coronavírus se comporta em diversos materiais, os têxteis ainda não foram suficientemente testados para perceber qual é a sua interação com a roupa.

Nesta, como noutras matérias, os profissionais de saúde estão a aprender com o tempo, e há ainda algumas zonas cinzentas. Mas com a ajuda desta especialista, construímos um conjunto de perguntas e respostas para que possamos higienizar as nossas roupas da melhor forma e impedir que esta possa ser uma fonte de contágio.

Quando se sai para, por exemplo, fazer compras, ir à farmácia, ou trabalhar, a roupa deve ser lavada a 60ºC?

A roupa deve sempre ser toda lavada. Aquela que pode e suporta deve ir à máquina de lavar com temperaturas elevadas. Pode lavá-la de acordo com o máximo aconselhado na etiqueta do fabricante. Se a roupa permitir, por exemplo, lavagens a 90ºC, é isso que deve fazer. Mas apenas e só se a roupa e a máquina o permitirem.

Mas não há o risco de a minha roupa encolher se a lavar a essa temperatura?

Deve lavar a roupa sempre de acordo com as indicações das etiquetas. Não se pretende, naturalmente, que a roupa se estrague. Nas circunstâncias que vivemos, deve usar a temperatura mais alta que a peça suporta.

E se não puder ir a 60ºC ou mais, o que devo fazer? É um problema grave?

Não há problema. Há alternativas. Quando é roupa que não pode ser desinfetada a 60ºC ou mais, deve fazer um ciclo de lavagem e desinfeção. Isso significa que além do detergente comum, devemos utilizar um desinfetante para a roupa. Deve escolher um que seja apropriado para a roupa escura e outro para a roupa clara. São produtos que existem em qualquer supermercado e são de fácil acesso.

Porque é que é tão importante lavar a roupa, quando vou à rua?

Quando se chega da rua, o importante em primeiro lugar é tirar logo os sapatos. Se a pessoa teve o dia todo fora, deve também tirar a roupa e meter na máquina de lavar. Deve ainda tomar um duche e só depois trocar de roupa e pôr uns chinelos. Essa é uma medida aconselhável para removermos uma eventual gotícula que possa estar na nossa cara e nas mãos, na nossa própria roupa e assim salvaguardamos fontes óbvias de transmissão.

Devemos sacudir a roupa ao chegar a casa?

Não. Enquanto esta está suja deve-se pô-la num saco se não a podemos lavar logo, ou então colocar na máquina. Há muita gente que tem o hábito de abanar as peças de vestuário ao chegar a casa, algo que não deve ser feito. Não deve ainda encostar essa roupa a si quando a despe.

Mas arejar a roupa, não basta?

Se foi à farmácia da rua, local em que demora cinco minutos em média, e se a sua casa tiver varanda e o dia for solarengo, pode pôr a roupa a arejar porque o tempo de contato e exposição ao vírus foi reduzido. Ainda assim, se quiser sentir-se mais seguro pode lavá-la. Agora, se estiver fora de casa o dia inteiro lavar é a única solução para estar em segurança. Ou seja, o tempo e exposição a fontes de possíveis contágios são determinantes.

E qual o risco que tenho em apanhar o vírus através da roupa?

O que se sabe é que poderá não ser assim tão relevante. Pelo menos, segundo os vários documentos de especialistas consultados pela responsável da DGS por esta área. Assim, se usarmos detergente, desde que a roupa seja bem esfregada e friccionada com um bom detergente, ele tem a capacidade de eliminar a cápsula do vírus que é que o protege.

Então as lavagens a 60ºC ou a 90ºC são medidas extra de cuidado. As chamadas medidas profiláticas?

Sim, a maioria dos documentos, neste segmento, diz que uma boa limpeza, com água e detergente pode ser suficiente para eliminar o vírus. Depois é aconselhável secar ao sol ou em máquina. Quem tem máquina de secar é mais uma segurança.

O ferro de passar pode ser também um fator suplementar de segurança?

Sim. O calor do ferro é uma medida adicional de proteção, a temperatura alta deste aparelho faz com que o vírus tenha menos possibilidade de viver.

Mas porque é que a temperatura não é determinante na lavagem das mãos, mas é na lavagem da roupa?

São elementos diferentes. Devemos lavar as mãos com frequência enquanto que a roupa é apenas uma vez, de “x” em “x” tempo.

A temperatura da água aliás não deve ser muito quente se lavar as mãos, porque senão estragamos a pele. E a pele é o primeiro protetor natural do nosso corpo. Para lavar as mãos, a temperatura da água deve ser aproximada à temperatura do corpo.

Há pessoas com poucos recursos que nem sequer têm máquina de lavar em casa. Há outras soluções, o que devem fazer?

Pode lavar a roupa numa bacia e detergente. Mas o alguidar que usar só deve ser utilizado para a roupa. Não o deve usar para depois, por exemplo, lavar alimentos. Claro que há vantagem no uso da máquina de lavar, uma vez que não há tanta possibilidade de contágio com o humano. Quem faz a lavagem à mão deve ter um avental que o proteja, usar desinfetante e algo que proteja os olhos como uns óculos.

A isso deve ainda acrescentar a máscara comunitária, se a tiver, porque assim evita problemas durante a preparação da lavagem. A água da torneira deve ser quente, pôr o detergente e deixar ficar uns 10 a 15 minutos, e depois esfregar à mão.

Posso ir a uma lavandaria comunitária?

Sim, desde que possa haver distanciamento entre pessoas. A roupa deve ser arrumada dentro de sacos por cores, para não perder tempo na lavandaria e estar mais exposto a um possível contágio. É aconselhável ainda usar toalhetes e lenços de papel para tocar nos puxadores das máquinas. Não o deve fazer com as mãos livres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    20 abr, 2020 évora 17:54
    Tudo aldrabice propaganda para entreter as pessoas . Este vírus só morre ao fim de 90 segundos pela ação de luz ultravioleta na banda UV-C 248nm a 254nm . De resto pode permanecer vivo por 9 dias em águas de esgoto e barragens de consumo humano de água . Por mais , quando se espira na rua e um infetado liberta partículas , muitas podem ficar suspensas no ar até evaporarem a distâncias de 9 metros ou mais , consoante o clima húmido ou seco . Os Chineses desinfetavam de hora a hora as unidades de saúde e mesmo depois de encerradas sem doentes , foram descobrir vírus em várias zonas distantes das camas dos doentes ... tenham cuidado com a propaganda , e não se deixem enganar , a morte pode acontecer aos velhos e aos novos .

Destaques V+