Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ator Filipe Duarte morre aos 46 anos

17 abr, 2020 - 13:21 • Redação

Filipe Duarte foi vítima de enfarte do miocárdio. Começou a carreira no teatro, participou em cerca de três dezenas de filmes, telenovelas e séries, e ainda trabalhou em dobragens de filmes de animação, desenhos animados e videojogos. Venceu um prémio de melhor ator com o filme "A Outra Margem".

A+ / A-

Ator português Filipe Duarte morreu esta sexta-feira vítima de enfarte do miocárdio, avança a SIC. Tinha 46 anos.

Fonte próxima da família adiantou à agência Lusa que o ator morreu durante a madrugada, em casa, no concelho de Cascais.

Nascido a 5 de junho de 1973, em Nova Lisboa, em Angola, Filipe Duarte participou em dezenas de peças de teatro, filmes e telenovelas.

Formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e no Instituto de Investigação e Criação Teatral.

Foi em palco que se estreou, nos anos 1990, com a Companhia Teatral do Castelo e com o Teatro da Garagem. No teatro, trabalhou com companhias como o Teatro Meridional e o Teatro do Vestido, mas foi sobretudo no cinema e em televisão que construiu a carreira.

Filipe Duarte entrou recentemente no filme "Variações", de 2019, e na telenovela brasileira "Amor de Mãe", que está a ser transmitida na SIC.

A sua estreia na sétima arte aconteceu em 1997, na curta-metragem "13.º Buraco". Desde então entrou em filmes com "Os Imortais", "Um Tiro No Escuro", ou "A Costa dos Murmúrios".

"Equador", "O Milagre Segundo Salomé", "Coisa Ruim" e "A Outra Margem" foram outras das películas em que contracenou.

O seu papel em "A Outra Margem", no qual interpreta o travesti amargurado com a vida, valeu-lhe o prémio de melhor ator no Festival de Montreal, que partilhou com Tomás Almeida.

O seu último filme a chegar aos cinemas foi "Mosquito", sobre a I Guerra Mundial em Moçambique. O mais recente projeto no cinema seria "Nothing ever happened", de Gonçalo Galvão Teles, ainda inédito.

Em televisão, Filipe Duarte fez ainda séries e telenovelas. "A febre do ouro negro" (2001), A Ferreirinha" (2004), "Equador" (2008) "e "Belmonte" (2013) são alguns dos projetos televisivos em que entrou.

Também trabalhou em dobragens de filmes de animação, desenhos animados e videojogos. Emprestou a voz à personagem "Sanouske Sagara", da série "Samurai X".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Graça Aguiar Pereira
    17 abr, 2020 PEDRAS PRETAS em PORTO SANTO 13:42
    NÃO É POSSÍVEL!!!! UM DOS ACTORES QUE ADOREI. VÊ-LO NUMA DAS TELENOVELAS DA TVI AINDA HÁ BEM POUCO TEMPO! EU ADORAVA ESTE ACTOR!!!! O MOTIVO DE SUA MORTE! É POSSÍVEL SABER?! QUE A TUA ALMA DESCANSE EM PAZ! TU BEM MERECES FILIPE DUARTE. OS MEUS PÊSAMES A TODA A FAMÍLIA!

Destaques V+