Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Um terço das mortes por Covid-19 ocorrem em lares de idosos

14 abr, 2020 - 13:52 • João Carlos Malta

Os dados foram revelados pela diretora-geral de Saúde, que denunciou ainda que muitas instituições não estão a respeitar as regras determinadas para evitar a disseminação do vírus.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse, esta terça-feira em conferência de imprensa, que um terço das pessoas que morreram infetadas com o novo coronavírus são utentes de lares e residências para idosos.

Portanto, fazendo as contas terão morrido 189 pessoas em lares infetadas com o Covid-19.

Freitas explicou que o número elevado de vítimas tem a ver com a "concentração elevada de pessoas nestes espaços",

"Antes de acontecer um caso de Covid, deviam ser criadas nesses lares condições para que a concentração de pessoas não seja tão intensa. Põe-se até a hipótese de desdobrar os utentes por mais do que uma estrutura".

A responsável lembrou que há instituições a desrespeitar regras como a da proibição das visitas, a imposição de 14 dias de isolamento e a realização de testes a novos utentes.

"Desde o início, foram proibidas as visitas aos lares. O que não foi cumprido. Temos imensa pena, mas há outras formas de contactar as pessoas. Também dissemos desde o início que, qualquer novo residente de um lar, fosse testado e colocado em isolamento durante 14 dias, porque o teste não é suficiente. Tudo isto devia ter sido cumprido", sublinhou Graça Freitas.

Mais testes do que na Alemanha e na Áustria

Em relação aos testes realizados à população, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda sales, foram realizados desde 1 de maço "mais de 190 mil testes" para deteção de novo coronavírus.

Do total de testes realizados, "52 por cento foram feitos em laboratório públicos, 45 por centro em privados e três por cento noutros locais", explicou Lacerda Sales.

Segundo o governante "estão a ser realizados, desde 1 de abril, aproximadamente 10 mil testes por dia". Estes números em termos percentuais coloca "Portugal em linha ou mesmo acima de países como a Alemanha e a Áustria".

O mesmo Lacerda Sales valorizou que mesmo com o aumento de testes, os números de casos positivos não tenham evoluído na mesma proporção, o que conclui é resultado das medidas que entretanto foram aplicadas.

Doentes crónicos não devem ter medo

Num dia em que o inquérito do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) da Universidade Católica, para o Público e para a RTP, revelou 74% da população portuguesa que tem medo de ir a hospitais e a centros de saúde, o secretário de Estado da Saúde alertou para a necessidade de as pessoas continuarem a acreditar no SNS.

"É preciso que as pessoas tenham confiança no SNS, que soube retirar dos seus hospitais e centros de saúde o que não era urgente", referiu Lacerda Sales, acrescentando que as instituições de saúde souberam criar "circuitos bem distintos" para doentes não Covid-19.

O governante especificou ainda o caso dos doentes crónicos, oncológicos e outros que são acompanhados regularmente. Estes grupos "devem recorrer ao seu médico assistente ou à linha SNS24".

Mas se isso não for suficiente, o secretário de Estado da Saúde apela à deslocação às urgências, uma vez que a segurança dos utentes estará salvaguardada. Isto porque a orientação da Direcção-Geral da Saúde prevê a utilização de máscara para todas as pessoas no interior e hospitais e de centros de saúde.

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, também apelou para que todos mantenham as "atividades relacionadas com a nossa saúde", para que não saiamos desta fase de pandemia com indicadores gerais muito piores do que aqueles com que entrámos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 14 abr, 2020 Palmela 15:10
    Se um terco dos velhos morre em lares de idosos" entao soltem os velhos como fizeram com os presos!

Destaques V+