Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo promete dois mil testes para Aveiro

07 abr, 2020 - 15:07 • Dina Soares

A decisão tem a ver com as queixas da falta de testes naquele distrito, nomeadamente em um dos lares da Santa Casa da Misericórdia, onde já morreram quinze idosos e que aguarda há quinze dias pelos kits de testes.

A+ / A-

Veja também:


Aveiro vai receber um quinto dos testes ao novo coronavírus que vão ser distribuídos na zona centro do país. O secretário de Estado da Saúde anunciou, esta terça-feira, que vão chegar à zona centro 10 mil testes, dois quais dois mil irão diretamente para Aveiro.

A decisão do Governo tem a ver com as queixas da falta de testes naquele distrito, nomeadamente em um dos lares da Santa Casa da Misericórdia, onde já morreram quinze idosos e que aguarda há quinze dias pelos kits de testes.

O secretário de Estado da Saúde revelou que, no lar da Santa Casa, foram testados 120 dos 170 utentes, com 78 casos positivos. Entre os 151 trabalhadores, 19 estão também infetados. Lacerda Sales garantiu que os utentes e trabalhadores dos lares vão continuar a ser testados e que será publicada, ainda esta terça-feira, uma norma especifica relativa aos lares de idosos.

Relativamente à situação do hospital de Aveiro, que segundo o “Jornal de Notícias” está sem vagas nos cuidados intensivos, António Lacerda Sales reconheceu que este hospital tem tido uma afluência superior ao expectável e um consumo inesperado.

Remeteu, no entanto, a solução deste problema para o reforço de meios que está a ser gerido a nível nacional. “Temos uma capacidade expansível que é gerida pela própria administração e clínicos do hospital de Aveiro e com certeza essa situação será atendida dentro de muito pouco tempo.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+