Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado de emergência

Covid-19. Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência. Proibidos ajuntamentos de mais de 5 pessoas

02 abr, 2020 - 17:00 • Eunice Lourenço

Governo limita direito de circulação na regulamentação do estado de emergência. Os ajuntamentos de mais de cinco pessoas estão proibidos para tentar conter a pandemia.

A+ / A-

Veja também:


De quinta-feira Santa até ao Domingo de Páscoa, a circulação em Portugal vai estar limitada ao concelho de residência, anunciou o primeiro-ministro esta quinta-feira.

"Não deve haver ajuntamentos de mais de cinco pessoas, salvo pessoa com laços familiares, como famílias numerosas", adiantou António Costa.

O chefe do Governo refere que, durante o estado de emergência, "há um momento particularmente crítico em que é fundamental restringir circulação".

"O decreto prevê que, entre as 00h00 de quinta-feira, dia 9, e 24h0 da segunda-feira, dia 13, serão proibidas quaisquer deslocações para fora do concelho de residência habitual, exceção para as pessoas que tem de se deslocar para o trabalho durante esse período”, como polícias, profissionais de saúde, jornalistas entre outros.

Outra exceção acontece nos três concelhos com descontinuidade territorial: Vila Real de Santo António, Oliveira de Azeméis e Montijo.

"Não iremos impor restrição aos transportes públicos. Eles circularão. As pessoas é que só podem circular no seu concelho", explica António Costa.

A nova limitação ao concelho de residência é para todas as deslocações: automóvel ou a pé. A fiscalização será feita pela polícia e a violação da norma será crime de desobediência e terá as devidas consequências, adverte o primeiro-ministro.

"Temos aqui a oportunidade de fazer um último esforço para conter a pandemia e começar a levantar as restrições. Os números diários da DGS mostram que esse esforço tem apresentado bons resultados. É necessário intensificar esse esforço nos cinco dias da quadra pascal, e começar a ver a oportunidade para levantar restrições que temos impondo ao longo do último mês", apela.

Esta é uma das limitações aprovadas no Conselho de Ministros, desta quinta-feira à tarde, que regulamentou as limitações previstas pelo estado de emergência.

Tanto o primeiro-ministro como o Presidente da República já manifestaram publicamente a preocupação com as deslocações dos portugueses durante um período que tradicionalmente é de férias e de deslocações seja à terra de origem ou para segundas residências.

Para limitar essas deslocações, o Governo usa os poderes que lhe são dados pelo decreto presidencial para limitar ainda mais a circulação de quinta a domingo da próxima semana. Exceto as deslocações por razões de trabalho ou de força maior ficam limitadas ao concelho de residência.

Além disso, o critério que continua a prevalecer é o que já está no decreto em vigor: todas as deslocações devem ser feitas de forma isolada. O novo decreto pode, contudo, limitar mais explicitamente essa indicação, proibindo a presença de mais do que duas pessoas em veículos.

Outras medidas anunciadas pelo primeiro-ministro

  • prolongamento do prazo para proprietários limparem as matas, que terminava a 15 de abril
  • isenção de taxas moderadoras para todos os doentes Covid-19, na fase de diagnóstico e tratamento
  • aplicar ao transporte aéreo a limitação da lotação a um terço, tendo em vista assegurar maior afastamento social possível
  • Agilizar processo para o Presidente da República conceder indulto da pena a idosos ou pessoas vulneráveis e perdão parcial das penas de prisão até dois anos
  • Tendo em conta definições da OMS, os ministérios da Saúde e Administração Interna definirão quais os países de proveniência que obrigue a consulta médica obrigatória à chegada

Um total de 209 mortos (mais 22 face a quarta-feira) e 9.034 infetados em Portugal. Estes são os números do boletim diário da Direção-Geral da Saúde desta quinta-feira.

No dia em que assinala um mês desde que o primeiro caso da doença foi detetado em Portugal, o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de quarta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (107), seguida da região Centro (55), da região de Lisboa e Vale do Tejo (44) e do Algarve, que regista três mortos.

Novo balanço da pandemia no território nacional revela que há 4.958 pessoas a aguardar o resultado dos resultados laboratoriais e 21.789 estão sob vigilância das autoridades de saúde.

Segundo este relatório, estão hospitalizados 1.042 pacientes, dos quais 240 nos cuidados intensivos.


António Costa em entrevista na Renascença esta sexta-feira. O primeiro-ministro responde às questões essenciais sobre a pandemia de novo coronavírus em Portugal a partir das 9h. As novas regras do estado de emergência, os apoios a empresas e instituições sociais, o Orçamento do Estado que entrou em vigor na quarta-feira e a reposta do sistema de saúde à pandemia, um mês depois da confirmação do primeiro caso detetado em Portugal. Questões que vai poder acompanhar em direto na emissão rádio, em vídeo no site e nas redes sociais da Renascença. Entrevista será conduzida pela editora de política da Renascença, Eunice Lourenço, no programa “As Três da Manhã”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+