Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

Gaia, Maia, Valongo e Gondomar pediram cercas sanitárias. ARS Norte recusou

27 mar, 2020 - 18:27 • Teresa Almeida , com redação

A denúncia é feita à Renascença pelo presidente da Câmara de Gondomar e da Comissão Distrital da Proteção Civil, Marco Martins.

A+ / A-

Veja também:


A Administração Regional de Saúde (ARS) Norte não vê resultados numa cerca sanitária por causa do coronavírus, como acontece em Ovar, e recusou que fosse ativada em quatro concelhos do Grande Porto. A denúncia é feita na Renascença pelo presidente da Câmara de Gondomar e da Comissão Distrital da Proteção Civil, Marco Martins.

Ovar pertence à ARS Centro e faz fronteira com concelhos da região Norte.

O presidente da Câmara de Gondomar admite que o pedido de cerca sanitária foi feito por duas vezes, esta semana, e que a recusa se manteve.

A explicação dada pela ARS Norte ao autarca é a de que a cerca sanitária não é eficaz, tem mesmo sido dado como exemplo o caso de Ovar, onde os responsáveis da ARS Norte dizem não estar a resultar. A Renascença tentou obter esclarecimentos da parte da ARS Norte, mas até ao momento não obteve resposta.

“Enquanto autarca de Gondomar e presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil já no domingo coloquei essa questão à autoridade [de saúde], perante o aumento de casos. Só que a autoridade de saúde diz que isso não se justifica porque não é eficaz, como não está a ser eficaz em Ovar. A meio da semana voltei a insistir no assunto”, conta Marco Martins em declarações à Renascença.

Então por que é que confinamento geográfico continua em Ovar? O autarca diz que a pergunta é “pertinente” e ele próprio a fez à ARS Norte.

“É uma questão da ARS Centro. A ARS Norte defende que não está a ser eficaz em Ovar e não se justifica [nos concelhos da sua competência]”, reforça.

O pedido do cordão sanitário seria para os municípios de Vila Nova de Gaia, Maia, Valongo e Gondomar, onde existem neste momento 690 casos confirmados, para além dos 317 existentes no Porto. Estas municípios estão entre os que mais casos tem no pais.

Esta sexta-feira foram conhecidos os primeiros casos num lar de Santa Maria Feira, concelho vizinho de Ovar.

Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, concorda que a cerca sanitária não está a resultar. “Isto é uma opinião de um presidente de câmara, não é de um especialista em saúde pública. Quando se toma uma posição destas é tomada isoladamente parece-me que tem pouco resultado. Ou era tudo ou não era ninguém”, defende.

O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, com uma posição que vai de encontro à defendida pela Administração Regional de Saúde (ARS) Norte.

Evolução do coronavírus em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Barros
    28 mar, 2020 Santa maria da feira 17:47
    Não percebo bem o que querem dizer em "não estar a resultar ".Como habitante do concelho de Santa Maria da Feira , considero que a camara está a cair em descrédito pela apatia e total ausência de medidas .O facto de Ovar ter mais casos identificados , repito identificados não significa que não está a resultar , significa que estão a fazer um diagnostico exaustivo e a identificar todas as cadeias de transmissão e com isso todos os casos .Aconselho o sr presidente da camara da feira, a ver o que a camara de Ovar está a fazer e aprender .Infelizmente só no fim é que veremos quem tinha razão .Mas nisto como em tudo ,responsabilidades vão morrer solteiras .
  • Vânia
    28 mar, 2020 Gondomar 00:12
    😓😓

Destaques V+