Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado de calamidade

Autarca anuncia primeira morte por coronavírus em Ovar

19 mar, 2020 - 18:40 • Redação com Lusa

Salvador Malheiro admite que novas vítimas possam surgir nos próximos tempos, tendo em conta que o registo da autarquia já contabiliza mais infetados no concelho do que os estão a ser divulgados pelas autoridades.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, anunciou esta quinta-feira que uma pessoa morreu no concelho devido ao novo coronavírus. O autarca diz que a informação foi confirmada pela delegada de saúde local.

A contar com a vítima de Ovar - que ainda não foi confirmada pela Direção-Geral da Saúde - o número de mortos devido à Covid-19 aumenta para quatro em Portugal.

“1 Óbito COVID-19 em Ovar. Faleceu hoje no nosso Município a primeira vítima mortal do vírus Covid19”, revelou o autarca na rede social Facebook.

Salvador Malheiro endereça os "mais sentidos pêsames à Família".

Fonte da corporação local de bombeiros disse à agência Lusa que em causa está uma octogenária da freguesia de São João de Ovar que estaria à guarda de um lar de idosos.

O concelho de Ovar encontra-se em estado de calamidade e isolamento geográfico desde terça-feira.

Salvador Malheiro admitiu, depois, que novas vítimas possam surgir nos próximos tempos, tendo em conta que o registo da autarquia já contabiliza mais infetados no concelho do que os estão a ser divulgados pelas autoridades.

O autarca explicou que isso se pode dever a dificuldades de comunicação num período de atividade muito intensa para as entidades da saúde e da Proteção Civil, e declara: "Casos confirmados pela Direção Geral de Saúde [do Centro] nós temos apenas 37, mas os casos que eu conheço neste momento já são para cima de 50".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, foi detetado em dezembro de 2019 e entretanto infetou já mais de 220.000 pessoas em todo o mundo. Dessas, mais de 9.000 morreram e mais de 85.500 recuperaram.

O surto começou na China, que contabiliza 80.894 infetados, 69.614 recuperações e 3.237 mortos.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde elevou esta quinta-feira o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. As mortes no país são três, assim como o número de doentes recuperados.

Entre os casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, dos quais 20 em Unidades de Cuidados Intensivos. Até quarta-feira havia ainda 6.061 casos suspeitos e 8.091 contactos sob vigilância das autoridades de saúde.

Portugal encontra-se desde as 00:00 de hoje em estado de emergência e assim se manterá até às 23:59 do dia 2 de abril, o que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório e compulsivo dos cidadãos em casa, assim como restrições à circulação na via pública.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+