Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus. Vai ser declarado o estado de emergência em Portugal

18 mar, 2020 - 15:17 • Redação

A medida foi proposta pelo Presidente da República, após ter reunido o Conselho de Estado por vídeo-conferência.

A+ / A-

Vai ser declarado o estado de emergência em Portugal devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Governo já deu parecer positivo ao pedido do Presidente da República, anunciou o primeiro-ministro, António Costa.

"O Conselho de Ministros, atendendo aos fundamentos do Presidente da República, dá parecer favorável ao decreto que o Presidente apresentará na Assembleia da República”, revelou António Costa.

“Gostaria de dizer que com a declaração do estado de emergência a democracia não será suspensa”, garante António Costa.

Portugal vai continuar a ser uma sociedade aberta, com instituições democráticas a funcionar, com "cidadãos livres e responsáveis por si e pelos outros", sublinha.

"A declaração de emergência em caso algum pode desresponsabilizar notável exemplo de civismo dos portugueses têm dado", afirma o primeiro-ministro.

António Costa garante que, apesar do estado de emergência, "o país não vai parar". "Temos de continuar, porque só continuando damos combate eficaz a esta pandemia".

A medida foi proposta pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após ter reunido o Conselho de Estado por vídeo-conferência.

O Governo aceitou a declaração do estado de emergência, medida que terá agora de receber o aval da Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ilda Silva
    18 mar, 2020 Gilde Ferreira 19:00
    Portugal é uma pouca vergonha.. Se voces tivessem filhos a correr riscos ai sim paravam tudo.. Cada dia que passa aumenta os infetados e nem assim abrem os olhos..

Destaques V+