Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Alunos vão ter notas no segundo período apesar de fecho das escolas

13 mar, 2020 - 15:32 • Manuela Pires

Ministério da Educação enviou orientações às escolas sobre como devem proceder. Professores podem trabalhar à distância.

A+ / A-

Apesar das aulas terem terminado duas semanas antes do final do 2º período o Ministério da Educação já informou as escolas que “a avaliação sumativa do 2.º período será efetuada no período normal, com base nos elementos disponíveis nesse momento (incluindo os ainda a recolher) e no caráter contínuo da avaliação”. As indicações constam de um comunicado enviado a todos os diretores de escolas do país.

A tutela garante ainda que as “reuniões e as atividades dos docentes poderão ser realizadas a distância, sempre que possível”.

Numa altura em que está a decorrer o período de inscrição nos exames nacionais, o Ministério anuncia ainda que vai ser “definido um procedimento para que os alunos não necessitem de se deslocar à escola para a inscrição”.

No documento a tutela pede ainda que, durante esta sexta-feira, “os professores titulares e diretores de turma devem garantir que têm contacto eletrónico e telefónico de todos os encarregados de educação e/ou alunos”. Um meio de contacto para sinalizar situações de suspeição ou contágio que decorram após o início da suspensão das aulas.

O Ministério da Educação reúne esta tarde de sexta-feira com os representantes da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) e da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), na sequência das medidas extraordinárias decididas pelo Governo relativas ao surto provocado pelo novo coronavírus.

Esta semana, a Organização Mundial de Saúde declarou a doença Covid-19 como uma pandemia e na quinta-feira à noite o Governo português declarou estado de alerta.

Desde dezembro do ano passado, o novo coronavírus infetou mais de 131 mil pessoas, das quais mais de metade recuperou da doença. A Covid-19 provocou quase cinco mil mortos em todo mundo.

Em Portugal, os últimos números da Direção-geral de Saúde apontam para 112 doentes, não havendo até ao momento registo de qualquer morte.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+