Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Dois doentes no Santa Maria afinal já tinham coronavírus

11 mar, 2020 - 15:48 • Filipe d'Avillez

Os homens estavam internados por pneumonia, mas por mero acaso foi-lhes diagnosticado o novo coronavírus covid-19.

A+ / A-

Dois doentes internados em enfermarias no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte foram diagnosticados com Covid-19 e estão isolados, de acordo com uma circular normativa de comunicação interna deste centro hospitalar divulgada esta quarta-feira pela RTP.

De acordo com a circular, após a confirmação dos dois casos positivos, "os doentes foram de imediato transferidos para a Unidade de Isolamento Respiratório".

Segundo o mesmo documento, a confirmação de dois doentes infetados motivou a "suspensão dos internamentos" para as unidades em que os pacientes se encontravam, a realização de testes laboratoriais a todos os doentes internados nas enfermarias em que se encontravam os pacientes infetados e a identificação de doentes transferidos ou que tenham tido alta e que tenham estado internados nas enfermarias em simultâneo com os doentes infetados.

Para os profissionais de saúde que mantiveram contacto com os dois doentes, o CHLN determinou a sua divisão em três grupos de abordagem: os que apresentam sintomas, os assintomáticos que mantiveram contactos de risco com os pacientes infetados e profissionais assintomáticos sem critérios de risco.

Aos dois primeiros serão realizados testes laboratoriais e em caso de resultado positivo serão colocados de quarentena. Em caso de resultados negativos vão manter a "atividade profissional regular com máscara e vigilância ativa durante 14 dias".

Para os profissionais assintomáticos determina-se a manutenção da atividade profissional regular com máscara e vigilância ativa durante 14 dias.

O Conselho de Administração determinou o cancelamento de visitas nas enfermarias onde foram identificados casos positivos e a recusa de transferência de doentes de outros hospitais, "exceto se não houver alternativa noutra instituição" do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Contactado pela Lusa, o CHLN, que abrange o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente, remeteu esclarecimentos para a Direção-Geral da Saúde.

[Notícia atualizada às 17h13]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO FERREIRA
    11 mar, 2020 18:57
    Eu sei que a Sr.ª Ministra não tem a culpa directamente, mas agora que é uma grande irresponsável é. É de temer esta personagem, pois não passa disso mesmo. Sr. Presidente mesmo de quarenta exija resultados e não palavreado.

Destaques V+