Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Relação de Lisboa suspende distribuição de processos a Orlando Nascimento

10 mar, 2020 - 18:12 • Redação

Antigo presidente daquele tribunal é alvo de um processo disciplinar.

A+ / A-

O Tribunal da Relação de Lisboa suspendeu a distribuição de processos aos juízes Orlando Nascimento e Rui Gonçalves, avança o Conselho Superior da Magistratura.

Na origem da decisão está o facto de os dois desembargadores serem alvo de processos disciplinares.

Dá-se conhecimento que o Conselho Superior da Magistratura recebeu comunicação da Senhora Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa informando que, no âmbito dos seus poderes de gestão, determinou que o Senhor Juiz Desembargador Orlando Nascimento ficou isento de distribuição, a seu pedido, pelo período de três meses, e que o Senhor Juiz Desembargador Rui Gonçalves está isento de distribuição de novos processos até ao próximo dia 17 de abril”, refere o Conselho Superior da Magistratura, em nota enviada à Renascença.

Orlando Nascimento renunciou ao cargo de presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e é alvo de um processo disciplinar por, alegadamente, ter autorizado o uso do salão nobre daquele tribunal para a realização de uma arbitragem (resolução privada de litígios) realizada pelo seu antecessor Vaz das Neves.

O juiz Orlando Nascimento consta da lista de candidatos que pretendem ascender ao Supremo Tribunal de Justiça, avançou esta terça-feira a agência Lusa.

Fonte ligada ao processo explica que o procedimento disciplinar instaurado recentemente a Orlando Nascimento, pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM), não impede que o desembargador concorra à bolsa de graduação de juízes para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    10 mar, 2020 20:22
    Agostinho de Hipona (354-430): «Um Estado que não se regesse segundo a justiça, reduzir-se-ia a um bando de ladrões».

Destaques V+