Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Oliveira e Costa, antigo líder do BPN

10 mar, 2020 - 15:06 • com Lusa

Funeral realiza-se na quinta-feira pelas 16h15, na Basílica da Estrela.

A+ / A-

Morreu Oliveira e Costa, antigo líder do BPN. Tinha 84 anos. A notícia foi avançada pela SIC Notícias.

O funeral realiza-se na quinta-feira pelas 16h15, na Basílica da Estrela, em Lisboa, de acordo com a informação disponível na página da Servilusa na internet.

Entre 2017 e 2018, Oliveira e Costa foi condenado a 15 anos de prisão, no âmbito do caso BPN. por falsificação de documentos, burla qualificada e branqueamento de capitais. Em outubro de 2019, Oliveira e Costa foi condenado a três anos de prisão pelo crime de fraude fiscal, anteriormente declarado prescrito, mas manteve a pena única de 15 anos a que já estava condenado

Oliveira e Costa foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do governo PSD liderado por Cavaco Silva e fundador do grupo SLN/BPN.

Da carreira na política e negócios aos crimes no BPN

Nascido na freguesia da Esgueira, Aveiro, José Oliveira e Costa começou a trabalhar aos 15 anos como empregado de escritório na Bóia & Irmão, tendo continuado a estudar e licenciando-se em Economia pela Universidade do Porto.

Após uma passagem pela Companhia Portuguesa de Celulose, entrou para os quadros do Banco de Portugal, dos quais fez parte até 1991.

Militante do PSD, foi apoiante de Cavaco Silva no congresso na Figueira da Foz, em 1985, em que aquele se tornou líder dos sociais-democratas.

Foi presidente da distrital de Aveiro do PSD, dirigindo-a desde Lisboa, onde vivia, e em 1987 eleito deputado pelo PSD.

Convidado por Cavaco Silva para secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, era ministro das Finanças Miguel Cadilhe, Oliveira Costa foi responsável pela importante reforma fiscal que deu origem aos impostos IRS e IRC.

Como secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi acusado de favorecimento de empresas, nomeadamente de um perdão de juros e multas por dívida fiscal à Cerâmica Campos, de cerca de 500 mil contos (2,5 milhões de euros).

Houve mesmo, em 1991, uma comissão parlamentar de inquérito aos alegados perdões fiscais, presidida por Rui Machete (deputado do PSD), que acabou por ilibar Oliveira Costa.

O relatório final que concluiu que não houve irregularidades teve votos favoráveis do PSD, CDS e PRD e votos contra de PS e PCP.

Depois de sair do Governo, em 1991, foi um dos vice-presidentes do Banco Europeu de Investimentos (BEI), com sede no Luxemburgo, em representação de Portugal, e em 1994 volta ao país e assume a presidência do Finibanco.

Em 1998, passa a liderar o Banco Português de Negócios (BPN), pondo em prática uma estratégia de crescimento agressiva. É criada a Sociedade Lusa de Negócios (SLN), destinada a agregar os investimentos não financeiros do grupo.

Em 2008, Oliveira e Costa abandona a presidência do grupo SLN/BPN invocando problemas de saúde e, mais tarde nesse ano, é detido por suspeitas de burla, fraude fiscal e branqueamento de capitais, no âmbito das irregularidades que levaram ao colapso do BPN.

Segundo o Tribunal de Contas, o processo de nacionalização e reprivatização do BPN já custou ao Estado 4.900 milhões de euros, entre 2011 e 2018.

O julgamento do processo BPN, em que José Oliveira e Costa era o principal arguido, começou em dezembro de 2010 e prolongou-se durante anos, com o ex-banqueiro a pedir escusa de sessões por razões de saúde.

Em maio de 2017, foi condenado a 14 anos de prisão, dos quais já tinha cumprido dois em prisão preventiva, por falsificação de documentos, fraude fiscal qualificada, burla qualificada e branqueamento de capitais.

Em 2018 viu agravada a pena em mais um ano de cadeia por abuso de confiança, depois de o tribunal se ter esquecido de fixar esta pena.

Já em outubro de 2019, foi condenado pelo Tribunal da Relação de Lisboa a três anos de prisão pelo crime de fraude fiscal, anteriormente declarado prescrito, mas manteve a pena única de 15 anos a que já estava condenado.

Num outro processo também ligado ao BPN, cuja sentença foi conhecida em 2018, Oliveira e Costa foi condenado a 12 anos de prisão por dois crimes de burla qualificada. Também condenado neste processo foi Arlindo Carvalho, ex-ministro da Saúde e ex-secretário de Estado da Segurança Social de Cavaco Silva.

Ao longo destes anos, o caso BPN foi não apenas um caso judicial mas tornou-se também uma arma de arremesso político, com polémicas a atingirem várias personalidades, sobretudo ligadas ao PSD, casos de Cavaco Silva (ex-primeiro-ministro e ex-presidente da República), Rui Machete (ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo PSD de Passos Coelho) e Dias Loureiro (que em 2009 renunciou a conselheiro de Estado).

[notícia atualizada]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim
    11 mar, 2020 Aqui 10:13
    Não desejo a morte a ninguém, mas este ladrão que arda no inferno! Agora falta o Ricardo Salgado, o Jardim Gonçalves, o Rendeiro, o Tomás Correia, o António Ramalho, etc!

Destaques V+