Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus. Portugal com 30 casos de infeção confirmados

08 mar, 2020 - 09:44 • Carla Fino , Inês Braga Sampaio com redação

DGS confirma o número e adianta que há 56 pessoas a "aguardar resultado laboratorial", 281 casos suspeitos e 447 "contactos em vigilância pelas Autoridades de Saúde".

A+ / A-

Veja também:


Foram registados este domingo nove casos de contágio pelo novo coronavírus em território nacional, o que faz subir para 30 o número de infetados no país. A maioria dos infetados está internada no Hospital de S. João. no Porto, outros seis no Hospital de Santo António, na mesma cidade, e os restantes seis no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

De acordo com informações apuradas pela Renascença, quatro dos novos casos, três mulheres e um homem, têm ligação a uma pessoa anteriormente infetada e internada com a doença Covid-19, provocada pelo vírus SARS-CoV-2, no hospital de São João. Horas depois, a mesma fonte confirmou a existência de mais um caso de infeção naquele hospital do Porto.

Uma outra fonte indicou também à Renascença a existência de três novos casos no Hospital de Santo António: uma mulher de 18 anos, estudante de farmácia, e dois homens, de 37 e 52 anos, com ligações à fábrica de sapatos em Lousada que há três dias foi encerrada por causa do surto, após um trabalhador ter recebido resultados positivos de Covid-19 nas análises.

Ao final do dia, foi confirmado um 20.º caso: o de uma adolescente de Portimão que esteve de férias em Itália no Carnaval e que hoje foi transferida para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa. A informação foi confirmada pela própria escola em comunicado enviado à Renascença.

À mesma hora, a Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou em comunicado a existência de 30 casos de infeção em território nacional. No seu site oficial, a DGS adianta que há 56 pessoas a "aguardar resultado laboratorial", 281 casos suspeitos e 447 "contactos em vigilância pelas Autoridades de Saúde".

No sábado ao final do dia, o Governo anunciou o encerramento de quatro escolas no Norte do país como medida de precaução para evitar novos contágios. Em causa estão a escola secundária de Idães, em Felgueiras, o ICBAS, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o curso de História da Universidade do Minho.

A Universidade do Minho decidiu entretanto ir mais longe nos esforços de contenção do vírus e anunciou a suspensão de todas as atividades pedagógicas no campus de Braga.

Da mesma forma, todas as visitas a hospitais, lares de idosos e prisões foram suspensas para tentar travar a propagação do Covid-19.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo Covid-19 aumentou para 105.836, das quais morreram 3.595, de acordo com um balanço feito pela agência France-Presse (AFP), com dados atualizados às 9h da manhã de hoje.

A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença , recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos . Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.

[atualizado às 19h]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gaspar
    08 mar, 2020 Leiria 15:09
    Temos uns órgãos de informação que em lugar de tranquilizarem as pessoas ainda as fazem para que o alarmismo aumente, não sou fã do governo nem dos partidos como assento na A.R. mas que ficava bem aos orgãos de informação aos jornalistas e comentadores e alguns políticos darem sim noticia mas sem causar alarmismo que é o que não estão a fazer, porque só informam dos casos que aparecem e não falam dos que já tiveram alta? Não informando só contribuem para o alarmismo.
  • Inês Duque
    08 mar, 2020 Leiria 13:49
    É verdade que temos de saber a situação mundial sobre a propagação do vírus, mas, em vez de causarem o caos nacional com este tipo de informação, que tal também fazer notícias de pessoas que já tiveram alta e assim?
  • 08 mar, 2020 11:44
    Acabaram os beijinhos!

Destaques V+