Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia. Iniciativa popular de referendo ultrapassa mínimo de assinaturas necessárias

07 mar, 2020 - 11:46 • Eunice Lourenço

Petição promovida pela Federação Portuguesa pela Vida já conta com 76 mil assinaturas.

A+ / A-

A iniciativa popular de referendo sobre a legalização da eutanásia já ultrapassou as assinaturas necessárias para ser debatida no Parlamento. Para tal são precisas 60 mil assinaturas e neste momento, revelou a Federação Portuguesa pela Vida à Renascença, a iniciativa contava este sábado de manhã com 76.124 assinaturas.

Promovida pela Federação Portuguesa pela Vida durante o debate sobre a despenalização da morte assistida, a petição foi colocada online no dia 7 de fevereiro. De acordo com a organização, o processo de recolha de assinaturas continua em marcha.

Entre os mandatários desta petição contam-se o antigo Presidente da República Ramalho Eanes, a antiga presidente do PSD Manuela Ferreira Leite, o politólogo Jaime Nogueira Pinto, a ex-deputada do CDS-PP Isabel Garliça Neto, o presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca, ou o antigo bastonário da Ordem dos Médicos Germano de Sousa.

Quando uma iniciativa popular como esta ultrapassa a barreira das 60 mil assinaturas, o Parlamento fica obrigado a debater o seu conteúdo. Neste caso, os signatários pedem que haja uma consulta popular sobre a legalização da eutanásia.

Os cinco projetos de lei (BE, PS, PAN, PEV e Iniciativa Liberal) que propõem a legalização da eutanásia foram aprovados no Parlamento no passado dia 20 de fevereiro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Teresa Sá Cabr
    09 mar, 2020 Évora 17:47
    Impedir Eutania É matar Pai filho e ES protejam Portugal e tantos outras violências (pecados) em todo o mundo Deus é misericordioso Perdoa se houver contrição plena do pecado Confio na proteção do Céu

Destaques V+