Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Hospitais de S. António e S. João já não têm capacidade para acolher novos casos

03 mar, 2020 - 07:50 • Redação com agências

A epidemia, que teve origem na China, já infetou mais de 90 mil pessoas em 70 países. Último balanço aponta para mais de três mil mortos.

A+ / A-

Os hospitais de Santo António e de São João, no Porto, “esgotaram a capacidade”, pelo que mais quatro hospitais na região Norte foram ativados na noite de segunda-feira devido ao coronavírus (Covis- 19), anunciou a diretora-geral da Saúde.

“Recebi um telefonema que me disse que [os hospitais de] Santo António e São João esgotaram a capacidade”, revelou na segunda-feira Graça Freitas, durante o programa “Prós e Contras”, na RTP1. Por isso, contactou com a Administração Regional de Saúde do Norte para “ativar os outros quatro hospitais que estavam na retaguarda prontos para ser ativados”.

Quanto às razões pelas quais os hospitais de Santo António e de São João esgotaram a capacidade, a mesma responsável da explicou que os quartos de pressão negativa nestas unidades de saúde “têm lá outros doentes internados”, “os dois casos positivos” já conhecidos e também os casos “suspeitos que lá estão neste momento”. Mas estes são espaços por onde já passaram mais de cem casos.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.100 mortos e infetou mais de 90.300 pessoas em cerca de 70 países e territórios, incluindo duas em Portugal.

Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.

Além de 2.943 mortos na China, onde o surto foi detetado em dezembro, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América, San Marino e Filipinas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco “muito elevado”.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou os dois primeiros casos de infeção em Portugal, um homem de 60 anos e outro de 33, internados em hospitais do Porto.

Um tripulante português de um navio de cruzeiros está hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+