03 mar, 2020 - 11:51 • Marta Grosso
O Hospital de Braga, os dois hospitais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (Amarante e Padre Américo - Vale do Sousa) e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos são os reforços anunciados pelo Ministério da Saúde para a região Norte.
É a resposta ao esgotamento da capacidade dos dois hospitais de referência iniciais: São João e Santo António, no Porto.
A informação foi avançada nesta terça-feira de manhã pelo “briefing” diário do Ministério da Saúde e enviada através de comunicado às redações.
As reuniões com a Direção-Geral de Saúde (DGS), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a Autoridade do Medicamento (INFARMED), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) “visam avaliar, em permanência, a adequação de medidas e afetação de meios para garantir uma resposta proporcional à epidemia de doença por coronavírus”, refere ainda a nota.
Segundo o Ministério da Saúde, “os Hospitais de São João e Santo António mantêm a sua capacidade de resposta ao Covid-19, agora complementada através da ativação de outras unidades da Região Norte. Estas medidas têm como objetivo reforçar o acesso e a capacidade de resposta dos serviços de saúde”.
Nesta altura, há dois casos confirmados e ativos em Portugal, ambos internados no Porto.
Ana Mendes Godinho diz à Renascença que serão as a(...)
Segundo a informação divulgada nesta manhã pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, a epidemia já infetou cerca de 91 mil pessoas em todos os continentes, 3.124 das quais morreram e 48.276 recuperaram.
Ao nível europeu, Itália continua a ser o país com mais número de casos ativos de infeção: 1.835 (do total de cerca de dois mil casos identificados, 149 recuperaram e 52 não resistiram ao novo vírus).
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde criou um microsite com múltiplas informações sobre o Covid-19, nomeadamente as principais medidas de prevenção (das quais se destaca a frequente lavagem de mãos).
Em caso de possível contágio, a indicação das autoridades nacionais de saúde é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de urgência.