Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Associação Zero. "Chumbo" de obras de Heathrow é "um alerta" para o caso do Montijo

27 fev, 2020 - 17:08 • Henrique Cunha

Um tribunal britânico detetou incongruências entre o projeto de ampliação e os compromissos assumidos pelo Governo britânico em relação às alterações climáticas. O dirigente da Associação Ambientalista Zero Francisco Ferreira vê nisto "um claro precedente de reflexão para o Governo português".

A+ / A-

O dirigente da Associação Ambientalista Zero Francisco Ferreira considera que a decisão de um tribunal do Reino Unido de "chumbar" obras de ampliação do aeroporto de Heathrow por razões climáticas é "um alerta" para o processo do aeroporto do Montijo.

"É um alerta muito claro para o processo de decisão sobre o aeroporto do Montijo", diz o dirigente da Zero à Renascença., acrescentando que a decisão do tribunal britânico "abre um claro precedente de reflexão para o Governo português".

Francisco Ferreira considera que "as contas relativas ao impacto climático no caso do Montijo não foram feitas", o que, do seu ponto de vista, constitui "uma violação do que é exigido pelas directas sobre avaliação de impacto ambiental".

"Não está escrito em lado nenhum do estudo de impacto ambiental a quantidade de centenas de milhares de toneladas de dióxido de carbono serão acrescidas anualmente à custa dos voos para o Montijo", exemplifica.

A expansão do aeroporto de Heathrow foi considerada ilegal por um tribunal inglês, esta quinta-feira, devido a questões relacionadas com as alterações climáticas, que podem demover o projeto avaliado em cerca de 18 milhões de libras (21 milhões de euros).

O juiz do tribunal decidiu que a construção de uma terceira pista no aeroporto, considerado o mais movimentado na Europa, seria "legalmente fatal".

A principal causa para o chumbo da proposta está na incongruência deste projeto face aos compromissos assumidos pelo Governo britânico em relação às alterações climáticas.

O Governo decidiu não recorrer da decisão do tribunal. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tem-se manifestado contra esta expansão, proposta pelo anterior executivo. Durante a sua campanha eleitoral, Johnson garantiu que iria fazer os possíveis para interromper os planos para Heathrow.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+