Tempo
|
A+ / A-

MICAM, em Milão

Coronavírus em Itália. Portugueses que participaram em feira de calçado evitaram "exposição pública"

24 fev, 2020 - 20:57 • Henrique Cunha

Na semana passada cerca de quatro centenas de associados da Associação dos Industriais do Sector do Calçado (APICCAPS) estiveram em Milão, uma metrópole relativamente próxima do local onde se têm confirmado mais casos de coronavírus.

A+ / A-

Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS, revela à Renascença a prudência como os associados se estão a comportar depois de terem regressado de Itália, da MICAM, a maior feira de calçado do mundo.

"Antes de partirmos, a própria APICCAPS tinha transmitido ao universo dos seus associados e dos expositores um conjunto de cautelas e de informações veiculadas pela DGS. Da mesma forma, quando regressamos fazemos exatamente o mesmo: medimos a temperatura duas vezes por dia, procuramos evitar ao máximo exposição publica, temos alguns cuidados em matéria de higiene, lavando regularmente as mãos com líquido próprio. É isso que temos procurado fazer, naturalmente com alguma prudência, porque os tempos assim o exigem", explica.

A Direcção-Geral da Saúde confirmou esta segunda-feira um novo caso suspeito de coronavírus em Portugal, precisamente um homem que veio de Milão e que está internado no Hospital de São João, no Porto.

Paulo Gonçalves rejeita alarmismos, mas admite cautela entre a comitiva que esteve em Milão de 15 a 19 de fevereiro: “Mau seria se não tivéssemos alguns cuidados e não tivéssemos alguma cautela”.

“Estiveram na fileira do calçado centenas de empresários portugueses na semana passada no norte de Itália, em particular em Milão. Regressaram todos ainda a semana passada. Começaram a regressar uns na quarta, outros na quinta e outros na sexta. E aquilo que temos procurado fazer é tomar os cuidados mínimos. Sem alarmismos, mas naturalmente com cautela", lembra.

Noutro plano, o sector do calçado receia um forte impacto nas exportações por causa da crise que o coronavírus possa vir a provocar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+