Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Procuradora-geral garante que diretiva nada altera e não coloca cargo em causa

07 fev, 2020 - 15:27 • Lusa

Depois do comunicado da manhã desta sexta-feira, Lucília Gago esclareceu, de viva voz, parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República que prevê que a hierarquia do Ministério Público possa intervir nos processos-crime, "modificando ou revogando decisões anteriores".

A+ / A-

A procuradora-geral da República (PGR), Lucília Gago, afirmou esta sexta-feira que a diretiva sobre a intervenção da hierarquia em processos judiciais não compromete a autonomia dos magistrados do Ministério Público, nem coloca em crise a figura do procurador-geral.

À margem de um encontro com os procuradores da comarca de Braga, Lucília Gago sublinhou que "nada se alterou" com a diretiva da Procuradoria-Geral da República sobre a intervenção da hierarquia em processos judiciais.

"Quero deixar claro que, em termos de relação hierárquica, nada se alterou por força quer do parecer do Conselho Consultivo, quer da diretiva que a propósito dele emiti. Essa relação hierárquica mantém-se como sempre aconteceu no passado, ao longo de décadas, aliás", afirmou.

Um parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR), cuja doutrina Lucília Gago determinou que seja "seguida e sustentada pelo Ministério Público (MP)", prevê que a hierarquia do MP pode intervir nos processos-crime, "modificando ou revogando decisões anteriores".

Segundo o parecer, nos processos-crime a intervenção da hierarquia e o exercício dos poderes de direção do MP não se circunscrevem ao que está previsto no Código de Processo Penal, "compreendendo ainda o poder de direção através da emissão de diretivas, ordens e instruções, gerais ou concretas".

Para Lucília Gago, a diretiva não compromete "o que quer que seja", designadamente a autonomia do MP.

"As investigações prosseguem, a intervenção do MP mantém-se como sempre aconteceu no passado. Não creio que haja qualquer preocupação a esse nível, nem vejo que haja, tampouco, qualquer colocação em crise da figura do procurador-geral", acrescentou.

A procuradora-geral da República explicou que a matéria da diretiva foi "alvo de debate" no seio do Conselho Superior do Ministério Público, após o que entendeu submetê-la a parecer do Conselho Consultivo.

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) já anunciou que vai impugnar judicialmente a diretiva e que vai também recolher assinaturas junto de todos os magistrados do MP para pedir a sua revogação.

O sindicato considera que as novas orientações da PGR representam "o maior ataque à autonomia dos magistrados alguma vez efetuado no regime democrático", acrescentando que se trata da "morte do Ministério Público".

Diz ainda que Lucília Gago "está isolada internamente como nenhum outro titular do cargo esteve" e que, a manter-se a diretiva, "dificilmente a procuradora-geral da República terá condições para exercer o seu mandato".

"Não vou comentar isso, naturalmente, como compreenderão", disse hoje a procuradora-geral, dizendo apenas que, se a impugnação judicial avançar, o assunto será "apreciado em sede própria".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 fev, 2020 Lisboa 10:17
    Joana Marques Vidal era incontrolável e estava a investigar os podres de certos políticos e a ir muito perto de tramar muito boa gente que se julgava intocável. Por isso foi substituída por esta Lucília Gago, controlável e submissa às ordens da classe política.
  • Filipe
    07 fev, 2020 évora 19:01
    Os Magistrados do Ministério Público tem hoje mais poder de fazer inveja a um qualquer ditador que a história do Mundo relatou . É preciso ter cuidado com o excesso de poder travestido de autoritarismo , anarquia e mesmo descendência semelhante a partidos do Nacional Socialismo , vulgo nazismo . Deviam depender funcionalmente do Ministério da Justiça , não são órgão de soberania como a Magistratura Judicial , mas o que eles querem é mais poder que tudo e todos , cuidado . O Estado de Direito fica comprometido a Inquéritos travestidos de Sentenças Judiciais e quem paga a fava é o povo pobre .

Destaques V+