Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centenas de pessoas reunidas em Lisboa

Marcha contra o racismo e violência policial. Joacine apela a "maior participação" da sociedade

01 fev, 2020 - 20:07 • Lusa

Protesto foi convocado por vários movimentos e associações, entre as quais a SOS Racismo, o Instituto da Mulher Negra ou a Frente Antifascista. Alguns deputados juntaram-se à manifestação, onde se pediu justiça para a mulher alegadamente agredida por agentes da PSP na Amadora.

A+ / A-

Cerca de três centenas de pessoas desceram este sábado a Avenida da Liberdade, em Lisboa, para protestar contra a “violência policial” e pedir justiça para a mulher alegadamente agredida pela polícia na Amadora. “Racismo e fascismo não passarão” e “direitos iguais”, foram algumas das palavras de ordem proferidas pelos manifestantes, durante o percurso entre a rotunda do Marquês de Pombal e o Rossio, sempre acompanhado por um forte contingente policial.

Esta ação de protesto foi convocada por vários movimentos e associações antirracistas, entre elas o SOS Racismo, Instituto da Mulher Negra em Portugal, Brutalidade Policial, Consciência Negra, Frente Antifascista, Djass - Associação de Afrodescendentes.

Alguns deputados deslocaram-se ao local de partida da manifestação para demonstrar a sua solidariedade, nomeadamente Beatriz Dias (Bloco de Esquerda), Joacine Katar Moreira (eleita pelo Livre) e Rita Rato (PCP).

Em declarações aos jornalistas, a deputada bloquista afirmou que “os recentes casos envolvendo a PSP e a comunidade africana não podem ficar sem resposta”. “É extremamente importante olhar para eles como são. Casos de violência racista, na medida em que eles afetam de uma forma bastante desproporcional pessoas provenientes das comunidades racializadas”, sublinhou Beatriz Dias.

Por seu turno, a deputada eleita pelo Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu que a luta antifascista e racista “deve ser de toda a sociedade civil e não apenas dos afrodescendentes”. “Queria apelar aqui a uma maior participação, pois ainda é insuficiente”, apontou.

Presente na manifestação esteve também a mãe de Cláudia Simões, a mulher que foi detida há duas semanas na Amadora pela PSP e que diz ter sido agredida por um polícia. “O regime tem de mudar. A minha filha não é um animal. Ela nem sequer consegue sair de casa. Só quero que se faça justiça”, afirmou, de forma emocionada, Maria Simões.

Além de Cláudia Simões, os participantes neste protesto evocaram o nome de Giovanni Rodrigues, jovem cabo-verdiano que perdeu a vida em Bragança, em dezembro do ano passado, e de Alcindo Monteiro, assassinado em 1995 em Lisboa por um grupo de extrema direita.

A manifestação terminou no Largo de São Domingos, na zona do Rossio, com intervenções de vários ativistas antirracistas, não se tendo verificado quaisquer incidentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A quadrilha
    02 fev, 2020 continua cá 16:33
    Liderados pela depupupuputada Joacine "traiçoeira" Black, desenrolou-se a marcha dos pret*chos, que por muitas razões de queixa que julgam ter, fazer as malas e desandar daqui para fora é que não está no horizonte deles. Pudera: onde arranjavam um País como este em que se fizerem bem as coisas conseguem viver sem trabalhar a ser sustentados por nós?
  • Mansarrões
    02 fev, 2020 Tudo boa gente 12:35
    A cambada que representa os que odeiam Portugal e os portugueses mas que continuam a viver por cá à conta, desceu a avenida. País de gente mansa que admite tudo ...
  • Observador
    02 fev, 2020 Portugal 11:36
    Vejam lá se eles pediram justiça para o motorista selvaticamente agredido ... Os Racistas mor a convocarem manifs anti- racistas... Este País é mesmo de corno-mansos para permitirem esta m*rda...

Destaques V+