Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Pinto vai a julgamento por 90 crimes

17 jan, 2020 - 15:02 • Redação

Alegado "hacker", que fica em prisão preventiva, estava acusado de 147 crimes. Juíza Cláudia Pina salienta que Rui Pinto "nunca poderia ser considerado um 'whistleblower'".

A+ / A-

Rui Pinto ficou a saber, esta sexta-feira, que vai a julgamento por 90 dos 147 crimes de que estava acusado. O anúncio foi feito pela juíza Cláudia Pina, que liderou a fase de instrução do processo.

O alegado "hacker" português, envolvido com o site "Football Leaks", será julgado por seis crimes de acesso ilegítimo, um de sabotagem, 17 de violação de correspondência, 68 de acesso indevido e um de extorsão.

Os crimes em causa enquadram-se em alegada tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen e supostos acessos a Procuradoria-Geral da República, sociedade de advogados PLMJ, Sporting e Federação Portuguesa de Futebol.

Juíza rejeita estatuto de denunciante


Durante a leitura da decisão instrutória, no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, a juíza Cláudia Pina esclareceu que Rui Pinto "nunca poderia ser considerado um 'whistleblower'", dado que o termo em causa implica "um denunciante de boa fé" e alguém "juridicamente desinteressado".

"A atuação de Rui Pinto é muito diversa daquela que têm os denunciantes. Não tinha relação com a Doyen e teve conhecimento dos factos de forma ilícita", sublinhou a juíza, que decidiu manter o alegado pirata informático em prisão preventiva.

O advogado Aníbal Pinto, acusado de intermediar a suposta extorsão, de 500.000 a um milhão de euros, à Doyen, também responde por um crime dessa índole.

A fase de instrução, que é facultativa e requerida pelos arguidos, visa decidir quem segue para julgamento e por que crimes.

“Acho mal que Rui Pinto continue em prisão preventiva"


Em declarações à Renascença, a antiga eurodeputada Ana Gomes manifesta a esperança que se prove em tribunal o interesse público das revelações de Rui Pinto e critica que permaneça em prisão preventiva.

“Eu acho mal que o Rui Pinto continue em prisão preventiva, mas acho importante que a acusação tenha mudado significativamente, designadamente por ter reduzido em mais de um terço os crimes que lhe eram imputados."

"Tenho esperança que, em julgamento, Rui Pinto possa provar a importância do interesse públicos das revelações que ele fez através do Football Leaks”, sublinha Ana Gomes.

[corrigido o número de crimes, de 93 para 90]

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+