Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Carteirista internacional" detido em Lisboa

26 dez, 2019 - 14:41 • Lusa

O homem de 57 anos foi detido na zona do Saldanha, após ter cometido dois furtos. Suspeito tem registo de crimes em vários países da Europa e estava a ser investigado desde setembro.

A+ / A-

Um homem de nacionalidade estrangeira, que se encontra em Portugal com o propósito "de cometer crimes contra turistas”, foi detido no sábado, suspeito de furtos em Lisboa, anunciou esta quinta-feira a PSP, indicando que lhe foi decretada prisão preventiva.

A detenção deste homem, de 57 anos, ocorreu no âmbito do policiamento e de ações de investigação criminal na Operação Polícia Sempre Presente: Festas Seguras 2019/2020.

O suspeito efetuou dois crimes de furto no sábado em Lisboa, informou o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (Cometlis), em comunicado, informando que foi no seguimento destes delitos que ocorreu a detenção.

Por volta das 16h25 de sábado, o suspeito furtou uma mala, que tinha um telemóvel e bens pessoais, na zona do Saldanha, em Lisboa, colocando-se em fuga, acabando por se refugiar no ‘hall’ de entrada de um hotel contíguo, de “onde acabou por subtrair bens a um hóspede que estava a fazer o registo de entrada naquele momento”, adiantou a PSP, acrescentando que “todas estas ações foram levadas a cabo de forma discreta, sem que as vítimas se apercebessem”.

Com um especial dispositivo de segurança nestas zonas comerciais, face à atual época do ano, a PSP colocou investigadores para a ocorrência destes furtos, que tinham informação que apontava para que fosse este o suspeito e que “conseguiram rapidamente detetá-lo no interior do hotel, logo após o cometimento do segundo furto, acabando por efetivar a sua detenção”.

Segundo o Cometlis, o homem detido por ser suspeito da prática de dois furtos em Lisboa já estava a ser investigado desde setembro deste ano, pelo que foi possível correlacioná-lo com “10 furtos no total, nove deles efetuados em hotéis de Lisboa e um contra turistas”, em que arrecadou bens no valor de cerca de 13 mil euros.

“O mesmo introduzia-se ilicitamente nas zonas de ‘check-in’, refeições e trânsito de clientes de hotéis, e aproveitando o frenesim sintomático destas áreas subtraía malas e bagagens das pessoas que ali se iam instalar”, explicou a PSP.

O homem detido “é conhecido pela Europa como sendo um carteirista internacional, especialista nesta tipologia criminal, encontrando-se no nosso país com único fito de cometer crimes contra turistas”, referiu o Cometlis, adiantando que o suspeito conta com vários registos de crimes cometidos em vários países da Europa, nomeadamente na Bélgica, Holanda, Finlândia, Suíça e França.

Presente em tribunal, o homem ficou sujeito à medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+