Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Depressão Elsa. Comerciantes da baixa de Amarante aconselhados a retirar haveres das lojas

19 dez, 2019 - 16:34 • Lusa

Segundo o presidente da autarquia, José Luís Gaspar, a medida é para já "preventiva". As próximas horas serão cruciais para se perceber se vai ser possível evitar uma cheia.

A+ / A-

A proteção civil de Amarante aconselhou os comerciantes e residentes na baixa da cidade a retirar os seus haveres das lojas, face à subida do rio Tâmega, disse à Lusa o presidente da autarquia.

Segundo José Luís Gaspar, o aconselhamento à população ocorre, para já, "numa perspetiva preventiva", porque o nível do rio que atravessa a cidade, às 15h45, ainda apresentava "alguma margem" até chegar às ruas mais baixas da área urbana, as primeiras que costumam ser inundadas quando ocorrem cheias em Amarante.

O autarca disse que toda a estrutura da proteção civil está em estado de alerta e preparada para responder se vier a ocorrer uma cheia.

A chuva intensa que se tem feito sentir nas últimas horas em Espanha, referiu, aumentou a preocupação das autoridades em Amarante e da Agência Portuguesa de Ambiente.

Para já, ressalvou, a barragem do Torrão, a jusante de Amarante, tem conseguido manter o débito máximo, ajudando a manter o caudal do rio num nível aceitável, sem transbordar o seu leito na zona urbana. Contudo, as próximas horas serão cruciais para se perceber se vai ser possível evitar nova cheia na cidade, concluiu.

60% do concelho de Amarante chegou a ficar sem eletricidade

O presidente da câmara referiu-se, também, ao trabalho que tem sido realizado nas últimas horas para repor a normalidade no fornecimento de energia elétrica ao concelho.

José Luís Gaspar referiu que os estragos do mau tempo deixaram 60% do concelho sem eletricidade, incluindo grande parte da cidade, mas às 15h45 já tinha sido possível melhorar a situação, havendo, contudo, ainda cerca de 30% sem fornecimento de energia.

O autarca previu que até ao final da tarde a situação esteja totalmente normalizada.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no distrito do Porto prevê-se chuva "forte e persistente, podendo ser acompanhado de trovoada" até às 21h.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

A Proteção Civil alertou também para a possibilidade de "inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem", e "inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis".

Informou ainda que, tendo em conta as previsões do IPMA, há a possibilidade de inundações de "estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem" e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+