Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal vai receber 20 migrantes resgatados por navios humanitários

26 nov, 2019 - 18:14

Portugal junta-se à Alemanha, França, Itália, Espanha e Malta, que também já se disponibilizaram para receber parte das 364 pessoas que estão a bordo dos navios humanitários Ocean Viking, Open Arms e Aita Mari.

A+ / A-

Portugal tem disponibilidade para acolher até 20 pessoas que foram resgatadas pelos navios humanitários Ocean Viking, Open Arms e Aita Mari e já comunicou essa possibilidade à Comissão Europeia, revelou hoje o Ministério da Administração interna (MAI).

Portugal junta-se à Alemanha, França, Itália, Espanha e Malta que também já se disponibilizaram para receber parte das 364 pessoas que estão a bordo daqueles navios, “num gesto de solidariedade humanitária para com a questão da migração e das tragédias humanas que se verificam no Mediterrâneo”, refere o MAI.

Portugal tem participado em todos os processos de acolhimento, destacando-se a resposta a vários resgates feitos pelos navios Open Arms, Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III, Alan Kurdi e outras pequenas embarcações e desde 2018 já acolheu um total de 150 pessoas.

Porém, refere o MAI, “apesar da disponibilidade solidária sempre expressa e agora reafirmada, o Governo português continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder ao desafio migratório”.

Atualmente, mais de 32.000 pessoas vivem em condições miseráveis em cinco locais considerados os “pontos mais quentes”, em Lesbos, Samos, Leros, Chios e Kos, na Grécia, nos campos onde refugiados e migrantes fazem o seu registo de chegada. A capacidade desses campos é de 6.200 pessoas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+