Tempo
|
A+ / A-

Saúde mental incluída nos serviços de apoio domiciliário nos Açores

22 nov, 2019 - 16:36 • Redação com Lusa

A medida pretende contribuir para uma mudança de paradigma na área da saúde mental e facilitar o acesso a estes cuidados a todos os utentes da ilha de São Miguel.

A+ / A-

O presidente do Governo Regional dos Açores anunciou esta sexta-feira, em São Miguel, que o apoio domiciliário vai passar a incluir cuidados de saúde mental, em toda a região, estimando-se a entrada em vigor da medida até ao final de 2020.

A medida insere-se no programa "Espaço para a Saúde Mental" e "o objetivo é que os cuidados domiciliários tenham esta componente de saúde mental, até final do próximo ano", explicou Vasco Cordeiro.

"Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, vamos implementar, no primeiro trimestre do próximo ano, aqui na Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, à semelhança do que já fizemos noutras, uma equipa comunitária de saúde mental. Esta equipa trabalhará em estreita colaboração com os serviços de psiquiatria do hospital, com os institutos hospitalares da região e com a medicina familiar", completou o governante.

O programa "Espaço para a Saúde Mental", anunciado em abril deste ano, pretende "mudar o paradigma e a forma como é encarada a doença mental, descentralizando os cuidados de saúde mental e tornando os serviços mais próximos do utente, do cuidador e da comunidade", sublinhou, na altura, o diretor regional da Saúde, Tiago Lopes.

A Organização Mundial de Saúde define a saúde mental como «o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere».

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+