Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa

Autoridade da Concorrência faz buscas em cinco empresas de vigilância privada

18 nov, 2019 - 16:32 • Redação

Ação decorreu no âmbito de uma campanha de combate ao conluio na contratação pública. AdC decretou segredo de justiça no processo.

A+ / A-

A Autoridade da Concorrência (AdC) realizou “diligências de busca e apreensão” em cinco entidades ativas no setor da vigilância privada no distrito de Lisboa, revelou esta segunda-feira a instituição, em comunicado enviado à Renascença.

Em causa estão suspeitas de “práticas anticoncorrenciais lesivas do normal funcionamento do mercado”, tendo as buscas merecido autorização do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e o acompanhamento da Divisão de Investigação Criminal da PSP.

A AdC decretou segredo de justiça no processo de contraordenação, que foi aberto no contexto da campanha de combate ao conluio na contratação pública, que a entidade tem levado a cabo “junto de entidades adjudicantes e das entidades com funções de fiscalização e monitorização dos procedimentos de contratação pública”.

A AdC explica ainda no comunicado que realizou estas diligências “ao abrigo dos poderes que lhe são conferidos pela Lei da Concorrência, como meio de obtenção de prova de práticas anticoncorrenciais, não decorrendo da sua realização que as empresas visadas venham a ser objeto de condenação, nem implicando um juízo sobre a culpabilidade da sua conduta no mercado”.

As diligências em questão, precisa ainda a AdC, estão em linha com as “prioridades definidas pela para 2019”, cuja tónica é o “reforço da investigação sobre práticas restritivas da concorrência”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+