Tempo
|
A+ / A-

Furacão Lorenzo

Açores preparados, mas “nunca sabemos o que estes ataques da natureza vão causar”

01 out, 2019 - 09:55 • Miguel Coelho , Filipe d'Avillez

Apesar de baixar de intensidade antes de atingir os Açores, espera-se que o furacão traga ventos até perto dos 200 km/hora. Arquipélago entra em alerta vermelho a partir da meia-noite.

A+ / A-

As autoridades nos Açores acreditam ter a situação controlada para a chegada do furacão Lorenzo, que deve atingir a ilha na madrugada de quarta-feira, mas o coronel Carlos Neves, da Proteção Civil, avisa: “Nunca sabemos o que estes ataques da natureza vão causar.”

A população está a ser avisada para tomar as devidas medidas preventivas. “A indicação que temos dado é que guardem e recolham todos os objetos soltos no jardim e à volta de suas casas, consolidem os telhados, as portas e as janelas, que só circulem em caso de extrema necessidade, que se afastem das zonas costeiras e não circulem para lá e mantenham-se afastados de todas essas zonas perto da orla marítima.”

Devido à ondulação grande que se espera, uma das grandes preocupações são precisamente as zonas costeiras. “Já foram dadas indicações de reforçar as amarrações das embarcações, que as ponham em segurança; que as infraestruturas junto à orla marítima estejam fechadas e resguardadas.”

O arquipélago entra em alerta vermelho a partir das 00h00 de quarta-feira, mas a principal preocupação são as ilhas do grupo ocidental, que estarão mais expostos aos efeitos do furacão, explica o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

“Estamos a prever que no início da noite se comecem a sentir os efeitos do furacão. A sua trajetória está prevista passar ligeiramente a oeste do grupo ocidental, por isso esse grupo irá sentir os efeitos um pouco mais cedo e irá passar a alerta vermelho a partir das 00h00. Mais tarde, por volta das 2h00 ou 3h00 começará a ser sentido no grupo central.”

Efeitos sentidos durante a noite

Apesar de se prever que o Lorenzo baixe de intensidade antes de atingir o arquipélago, esperam-se ainda ventos fortíssimos. “No grupo ocidental vai ser vento extremamente forte, com rajadas que andarão na ordem dos 180, 190 quilómetros por hora, com a possibilidade de serem superiores, com uma intensidade média na ordem dos 120 e com um pico por volta das 3h00. Deverá demorar seis horas a passar pelo grupo ocidental.”

“No grupo central a situação do vento não será tão forte, esperando-se rajadas na ordem dos 160 ou 170 quilómetros e uma intensidade média um pouco mais baixa na ordem dos 110, 120 no máximo”, diz ainda Carlos Neves, que se mostra ainda preocupado com “a agitação marítima, que será muito forte, vinda de sul, e não tanto a precipitação, pelo menos segundo as previsões, porque a face oeste do furacão é que terá mais precipitação e essa ficará fora das ilhas do arquipélago.”

Por enquanto, diz o coronel, não há previsão de evacuação de localidades, embora a situação esteja a ser ainda analisada em conjunto com as câmaras municipais e com o apoio constante das informações veiculadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Carlos Neves acredita que os efetivos disponíveis no arquipélago serão suficientes para fazer face à ameaça posta pelo Lorenzo, mas caso isso não se confirme há reforços prontos. “A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem um módulo de 50 operacionais prontos para vir em nosso auxílio, com diversas valências em caso de necessidade”, explica.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+