Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Sarampo. Direção-Geral da Saúde apela aos pais para não atrasarem vacinação

29 ago, 2019 - 12:46 • Anabela Góis , Cristina Nascimento

Diratora-Geral Graça Freitas diz que principal risco para Portugal é a importação de casos. Taxas de vacinação rondam os 96% e 99%.

A+ / A-

A diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, recomenda aos pais que não atrasem a vacinação contra o sarampo.

O apelo surge depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter-se mostrado preocupada com a subida do número de casos de sarampo no mundo. Só na Europa há quatro países, entre eles o Reino Unido, onde voltou a haver registo da doença, depois de ter sido dada como eliminada.

Em Portugal a taxa de vacinação é muito elevada e por isso “as pessoas não têm medo da doença e passam a não valorizar a vacina”, mas “o risco não é zero”, diz Graça Freitas à Renascença.

“Em vez de vacinar os filhos aos 12 meses, atrasam para os 13, 14, 15 meses e vão atrasando. Durante esse período em que os meninos ficam por vacinar obviamente estão em risco. Se houver muitas pessoas nessas circunstâncias a partir de um caso importado pode haver estes surtos”; explica a diretora-Geral.

Graça Freitas refere, no entanto, que Portugal está “em contraciclo” com aquilo a que se assiste noutros pontos do mundo.

“Em 2018 tivemos a maior cobertura de vacinação contra o sarampo. Para a primeira dose, aos 12 meses de idade, conseguimos taxas na ordem dos 99% e para a segunda dose entre 96% e 98%”, especifica.

Graça Freitas diz que “em Portugal, os surtos que aconteceram em 2017 e 2018 tiveram até um efeito positivo que foi alertar as pessoas para a importância da vacinação e para a proteção”. “Portugal é um dos países que não tem casos a não ser importados”, garante.

O reverso da medalha é que há “maior probabilidade de importação”, embora “a probabilidade de propagação seja menor”.

Um relatório de agosto da Organização Mundial de Saúde revela que nos primeiros seis meses do ano o total de casos contabilizados é o maior registado desde 2006.

Já foram registados cerca de 364.808 casos de sarampo em todas as regiões da OMS.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+