Tempo
|
A+ / A-

​Duas praias fluviais do distrito de Braga interditas a banhos devido a bactéria na água

29 ago, 2019 - 17:04 • Lusa

O vereador do Ambiente da Câmara de Braga, Altino Bessa, explicou que "a experiência" o faz acreditar que o problema "terá tido origem em descargas nas fossas feitas para o rio Homem".

A+ / A-

As praias fluviais de Merlim S. Paio, em Braga, e do Faial, em Vila Verde, estão desde quarta-feira interditas a banhos devido à presença da bactéria E.Coli na água, disseram hoje à Lusa fontes autárquicas.

O vereador do Ambiente da Câmara de Braga, Altino Bessa, explicou que "a experiência" o faz acreditar que o problema "terá tido origem em descargas nas fossas feitas para o rio Homem".

Segundo o responsável, "a câmara [de Braga] está a aguardar o resultado das análises à água recolhida quarta-feira para saber se ainda persiste o problema" na praia de Merlim, sendo que a E.Coli foi detetada "numa das análises que a autarquia faz todas as semanas" às aguas das suas praias fluviais.

"Diz-me a experiência que isto resulta de descargas ilegais que alguém fez aproveitando as chuvas para um dos braços do rio Homem, que desagua no Cávado. Foi verificada a presença desta bactéria nesta praia, [mas] em Vila Verde também, mas nas [praias] acima daquele braço do Homem já não", explicou Altino Bessa.

Fonte da autarquia de Vila Verde confirmou à Lusa as suspeitas do vereador da autarquia de Braga, garantindo que "a câmara tudo está a fazer ao seu alcance para resolver o mais rápido possível o problema, mas que é preciso esperar por o resultado das novas análises".

"A bandeira vermelha e a interdição a banhos serão retiradas assim que haja a certeza de já não haver qualquer perigo para os banhistas", garantiu o autarca de Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+