Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio em Mação. "Meios no terreno são os apropriados"

22 jul, 2019 - 13:09 • Cristina Nascimento

"A partir das 15h00/16h00, o vento vai intensificar-se e sofrer uma rotação", disse o comandante da Proteção Civil Pedro Nunes.

A+ / A-

Veja também:


A Autoridade Nacional de Proteção Civil mostra-se preocupada com as previsões meteorológicas que apontam para uma intensificação e mudança de sentido do vento, mas garante que os meios existentes no terreno são os apropriados.

"A partir das 15h00/16h00, o vento vai intensificar-se e sofrer uma rotação", disse o comandante da Proteção Civil Pedro Nunes. Ainda assim, o comandante não prevê um reforço de meios.

“Os meios que nós temos neste teatro de operações, o efetivo quer humano, quer de meios aéreos, meios terrestres, afigura-se para já como o apropriado”, garantiu, aludindo, no entanto, à dificuldade da situação.

“Tudo o que há de bom em Portugal e com capacidade de trabalho aéreo, terrestre, técnico, uso do fogo e análise está reunido neste teatro de operações. Mais não temos. Como era uma situação complexa fomos buscar a todas as entidades, porque todos somos poucos para resolver um problema tão complexo.”

Sobre eventuais falhas nos sistemas de comunicação, Pedro Nunes revela que há uma equipa a monitorizar permanentemente o SIRESP e que, até ao momento, não há registo de qualquer falha.

Nesta conferência de imprensa, foi revelado ainda que, durante a manhã, dois operacionais ficaram feridos sem gravidade, subindo assim para 12 o número total de feridos (11 ligeiros e um grave).

Este incêndio que lavra no distrito de Castelo Branco deflagrou no sábado, pouco antes das 15h00. Há mais de mil operacionais no combate às chamas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+