Tempo
|
A+ / A-

SEF com horário alargado em seis postos de atendimento

04 jul, 2019 - 12:26 • Lusa

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras admite estender a medida a outros locais de atendimento, de forma progressiva.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem, desde quarta-feira, um horário alargado em seis postos de atendimento em vários pontos do país, o que representa mais 78 vagas por dia para atender pessoas.

O horário alargado foi implementado nos postos da Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa, em Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores) e nas lojas do cidadão de Braga, Coimbra, Faro e Funchal.

Segundo um comunicado do SEF divulgado nesta quinta-feira, eles alargamento representa a criação de mais 78 vagas para atendimento diário, num total de 1.884 vagas diárias.

Este alargamento de horários poderá ainda ser aplicado progressivamente a outros locais de atendimento ao público.

No ano passado, o SEF alargou o horário de atendimento do Centro de Contacto em mais 3h30 diárias, quer para informações quer para agendamentos, com um aumento de 50 funcionários.

O atendimento nos balcões do SEF está descentralizado, pelo que os cidadãos estrangeiros podem escolher o local onde querem tratar dos assuntos, como concessões de autorização de residência, renovações e prorrogações de permanência no país, independentemente da sua área de residência.

Numa resposta enviada em abril à agência Lusa, o SEF já tinha indicado que a melhoria do atendimento era uma "matéria prioritária" numa reação ao aumento das reclamações dirigidas ao serviço no Portal da Queixa no último ano.

As reclamações dirigidas ao SEF no Portal da Queixa mais do que duplicaram no último ano, sendo a dificuldade conseguir um agendamento o principal motivo.

O ano passado, o Portal da Queixa registou 474 reclamações dirigidas ao SEF entre 14 de abril de 2018 e 14 de abril de 2019, mais 139% do que em período homólogo (14 de abril de 2017 a 14 de abril de 2018), quando foram registadas 198 queixas.

Segundo a plataforma, no topo da tabela das reclamações estão a dificuldade em conseguir um agendamento naquele serviço de segurança, que no último ano recebeu 162 queixas.

Outras reclamações estão relacionadas com a demora na entrega de documentos (93) e mau atendimento (34).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+