Tempo
|
A+ / A-

Hospital "está a agilizar" pedido do medicamento para tratar a bebé Matilde

04 jul, 2019 - 16:05 • Redação

Enquanto não inicia o tratamento, a criança passou bem a noite e está a “recuperar bem”, adianta a família.

A+ / A-

Veja também:


O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está a agilizar o pedido do medicamento para tratar a bebé Matilde, anunciou esta quinta-feira a família.

“Estivemos reunidos com o hospital durante a manhã e fomos informados que estão a agilizar o pedido do fármaco zolgensma com a maior brevidade possível”, referem os pais da Matilde, numa mensagem publicada na rede social Facebook.

Enquanto não inicia o tratamento, a criança passou bem a noite e está a “recuperar bem”, adianta a família.

Contactado pela Renascença, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) escusa-se por motivos éticos e deontológicos a comentar a situação clínica individual de qualquer doente que assista.

Relativamente à utilização de inovação terapêutica, é opção assumida do CHULN fazer uso criterioso dos mecanismos legais e regulamentares existentes, balizados pela necessária e devida fundamentação e enquadramento clínicos, no sentido de proporcionar aos cidadãos que servimos os melhores, mais eficazes e mais seguros cuidados de saúde.

A Matilde precisa de um medicamento norte-americano que custa dois milhões de euros. É o mais caro do mundo.

A família lançou uma campanha solidária de recolha de fundos que conseguiu angariar o dinheiro no espaço de uma semana.

Se o medicamento para a bebé Matilde tiver autorização especial será comparticipado na totalidade pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), disse na quarta-feira o presidente do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento, Rui Santos Ivo.

A bebé Matilde sofre de atrofia muscular espinal e a campanha foi lançada para ajudar a comprar um medicamento que pode ser eficaz, mas só existe nos Estados Unidos e custa quase dois milhões de euros.

Em declarações à Renascença, a presidente da sub-especialidade de Neuropediatria da Ordem dos Médicos, reconhece tratar-se de um produto promissor. “Não podemos dizer que é uma cura. Ninguém ousa dizer isso, mas é muito promissor e certamente vai melhorar e muito a qualidade de vida das crianças”, admite Manuela Almeida Santos.

Atualmente, em Portugal, apenas há um medicamento comparticipado a 100% pelo Estado para estes casos, mas que apenas permite retardar – e de forma limitada – a evolução da doença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+