Tempo
|
A+ / A-

Zero pede celeridade à justiça por causa de Aeroporto do Montijo

13 abr, 2019 - 09:52 • Pedro Mesquita

Francisco Ferreira diz que não basta um estudo de impacto ambiental. A organização quer uma avaliação ambiental estratégica ao impacto do novo aeroporto.

A+ / A-

Os ambientalistas da Zero pedem uma decisão rápida da justiça, na esperança de que tenha mesmo que ser realizada uma avaliação ambiental estratégica ao impacto do Aeroporto do Montijo.

Em declarações à Renascença, Francisco Ferreira, reage ao anúncio de que está concluído o estudo de impacto ambiental do Aeroporto do Montijo.

Desde a primeira hora que a Zero sustenta que isso não basta, e por isso interpôs, em março, uma ação judicial contra a Agência Portuguesa do Ambiente.

É urgente uma decisão, sublinha Francisco Ferreira. “Temos esperança que os tribunais deem urgência à nossa ação judicial, ainda mais agora que já há um facto correspondente à entrega do estudo de impacto de impacto ambiental, num processo de avaliação de impacto ambiental para o Montijo, e não de uma avaliação ambiental estratégica.”

“A Zero pede celeridade ao tribunal, ainda mais agora na medida em que já estamos a iniciar o processo de avaliação de impacto ambiental referente, e infelizmente de forma exclusiva, ao Montijo.”

A ANA-Aeroportos já tem o estudo de impacto ambiental do Aeroporto do Montijo, mas os detalhes ainda não são oficialmente conhecidos. De acordo com o semanário “Sol”, o documento alerta ara problemas de ruido excessivo e risco para várias espécies de aves.

Ora, diz Francisco Ferreira à Renascença, foi precisamente por isso que o outro estudo foi retirado.

“Foram esses aspetos que levaram a que o anterior estudo de impacto ambiental fosse retirado pela ANA e portanto são questões extremamente sensíveis que certamente darão muito que falar e discutir, quer nas instâncias nacionais, quer ao nível comunitário onde entregámos – por causa desta falha de não haver uma avaliação ambiental estratégica – uma queixa à Comissão Europeia em Agosto do ano passado”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+