Tempo
|
A+ / A-

Viseu aposta em ecopontos florestais para limpar terrenos

12 abr, 2019 - 10:11 • Liliana Carona

O investimento tem um duplo objetivo: prevenir os incêndios e trazer rendimento às freguesias com a produção de biomassa.

A+ / A-

A autarquia de Viseu vai criar, até ao verão, uma rede de ecopontos florestais, com vista à recolha de resíduos de limpeza de matas ou jardins.

O investimento de 15 mil euros por cada ecoponto, em cada uma das 17 freguesias, tem um duplo objetivo: prevenir os incêndios e trazer rendimento às freguesias com a produção de biomassa.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, justifica a adoção da medida com uma pergunta retórica: . “Quem é que vai intimar uma senhora idosa que não tem dinheiro para os medicamentos, para limpar o seu terreno?”

"Quando notificamos as pessoas, elas acabam por limpar o terreno. As pessoas estão mais sensibilizadas. Mas a própria carência social não nos permite ser tão incisivos. No último ano, investimos mais de 700 mil euros em equipamentos para a própria limpeza da floresta e caminhos. São 17 freguesias autónomas”, realçam o autarca.

Almeida Henriques destaca que a adoção da medida “acaba por ser uma forma de prevenir e de contribuir com receitas para a freguesia”.

“A freguesia de Bodiosa será a primeira", completa.

"Queremos criar uma rede que vise que tudo o que seja resíduo florestal da limpeza de matas ou jardins, depositar-se nesses ecopontos para depois se transformar em biomassa para levar para a central de biomassa, que entra em funcionamento em maio deste ano”, explica.

“Se conseguirmos criar uma rede de ecopontos, podemos chegar ao ponto de impedir queimas e queimadas no concelho. Estamos a percorrer o concelho em ações de sensibilização, agora há um fator que não dominamos que são as condições meteorológicas”, conclui Almeida Henriques.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+