Tempo
|
A+ / A-

Arquivado processo sobre alegado desvio de donativos para as vítimas de Pedrógão Grande

06 mar, 2019 - 15:29 • Redação

Ministério Público informa que todo o dinheiro doado à Câmara Municipal está na conta solidária, à excepção de verbas usadas para adquirir animais.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito sobre a suspeita de desvio dos donativos às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, em 2017.

De acordo com o despacho de arquivamento, a que a Renascença teve acesso, "concluídas as diligências de inquérito, não resultaram confirmados quais atos de desvio de donativos".

No mesmo documento, o MP informa ainda que todo o dinheiro doado à Câmara Municipal está na conta solidária, à excepção das verbas acordadas em protocolo para adquirir animais para as pessoas que os perderam no fogo.

A autarquia de Pedrógão Grabde já reagiu a esta decisão. Em comunicado, a autarquia e o presidente dizem que "não esperavam outro resultado face à transparência e lisura que sempre foram a marca dos seus procedimentos, e nunca deixaram de confiar na actuação do MP, que se deteve no rigor dos factos e se manteve imune às campanhas persecutórias que lhes estão a ser movidas, com puras motivações políticas e cegamente indiferentes às consequências para o bom nome dos pedroguenses e para a generosidade dos cidadãos".

O processo foi aberto após denúncias na comunicação social sobre o alegado desvio de donativos em numerário oferecidos por elementos da comunidade chinesa em Portugal, bem como donativos em género doados por uma empresa do setor imobiliário.

De acordo com a investigação feita, todos os donativos em dinheiro, nomeadamente os da comunidade chinesa, permanecem na conta. A "não utilização (até ao momento) das verbas depositadas em conta" não constitui "um ilícito criminal", lê-se no documento do Ministério Publico.

Quanto aos donativos em género, a justica concluiu que foram sendo distribuídos gradualmente, tendo encontrado provas da entrega desses bens.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Joaquim Cruz Pinto
    07 mar, 2019 ILHAVO 05:03
    Suspeito que na origem das suspeitas estejam os suspeitos (?) do costume que, por tudo e por nada e à falta de razões e "assunto", de tudo suspeitam, sobretudo se isso servir para fazer do Governo (ou quem mais se lhes oponha) um saco de pancada. Ora, não só as queixas infundamentadas, mas ELES é que deveriam ser definitivamente "arquivados".
  • FIlipe
    06 mar, 2019 évora 23:58
    O processo era para ser investigado pelo DCIAP e não por inexperientes . Abram Instrução e carreguem prova contra o que dizem ser os capangas dos outros .
  • Americo
    06 mar, 2019 Leiria 16:45
    Quem nos ACODE ? Nem como a televisão ????????!!!!!!!!!!!!!!!!!! É vergonhoso de mais. Não dou mais para nenhum peditório.
  • MANUEL AGUIAR
    06 mar, 2019 COIMBRA 16:08
    Estou incrédulo. Digam-me que a CMTV inventou aquelas imagens. Digam-me que os lesados daqueles incêndios agora vivem bem e é por isso que não há necessidade de lhes dar o dinheiro retido na Câmara de Pedrogão. Digam-me que nunca mais vou dar para peditórios deste género.

Destaques V+