Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR promove ações de sensibilização contra a violência

11 fev, 2019 - 07:11

Em cada um dos cinco dias desta semana será abordado um tipo de violência. Segunda-feira é destinada à violência entre pares.

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana realiza esta semana um conjunto de ações de sensibilização direcionadas sobretudo para as pessoas mais vulneráveis a fim de alertar a comunidade para a necessidade de evitar comportamentos violentos.

Em cada um dos cinco dias úteis será abordado um tipo de violência, sendo a segunda-feira destinada à violência entre pares, a terça à violência doméstica, a quarta à violência no desporto, a quinta à violência no namoro e a sexta à violência contra idosos.

A GNR alerta que a violência pode ser exercida de várias formas – designadamente psicológica, física, emocional e sexual - tal como a negligência, o abandono ou a omissão de auxílio também são consideradas formas de violência.

Para a GNR, as agressões físicas, os atos de vandalismo, o uso de armas, os furtos e os roubos encabeçam a lista de comportamentos mais preocupantes.

As ações traduzir-se-ão em contactos pessoais em residências, em espaços públicos e privados, sobretudo junto da comunidade escolar.

Com estas ações de sensibilização, a GNR pretende transmitir uma mensagem de preocupação face a tipo de criminalidade assim como comprometer-se a contribuir para a erradicar ou minimizar, criando um clima de confiança e de empatia na população e aumentando o sentimento de segurança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+