Tempo
|
A+ / A-

Greve dos enfermeiros

Requisição civil do Governo só abrange quatro centros hospitalares

07 fev, 2019 - 18:35 • Pedro Mesquita com redação

Informação do Ministério da Saúde à Renascença.

A+ / A-

Leia também:


A requisição civil aprovada pelo Governo em Conselho de Ministros esta quinta-feira só se aplica aos hospitais onde os serviços mínimos não estão a ser cumpridos, confirmou à Renascença o Ministério da Saúde.

Neste momento, e também de acordo com informações do Ministério, há quatro centros hospitalares onde os serviços mínimos não estarão a ser cumpridos no âmbito da greve dos enfermeiros às cirurgias, em curso desde novembro. São eles o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (em que se integra o hospital de Santa Maria da Feira), o Centro Hospitalar Universitário do Porto (que inclui o hospital de Santo António), o Centro Hospitalar Universitário de São João (no Porto) e o Centro Hospitalar de Tondela Viseu.

Ainda segundo as informações avançadas à Renascença, os critérios de aplicação desta requisição civil ainda estão a ser preparados.

Esta quinta-feira, o Governo aprovou em Conselho de Ministros o recurso à requisição civil, argumentando a decisão com o facto de haver hospitais onde os serviços mínimos não estão a ser cumpridos.

Para amanhã, está já programada uma nova greve em três hospitais que também não será abrangida por esta requisição civil.

Em declarações à Renascença, o presidente da Associação de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, já tinha defendido esta tarde que a requisição civil pode ser aplicada apenas nos casos de incumprimento dos serviços mínimos pré-determinados, pelo que poderia não abranger todos os hospitais.

“A requisição civil aplicar-se-á às instituições em que os serviços mínimos não foram cumpridos e vai, na prática, obrigar ao cumprimento desses serviços mínimos. A greve poderá manter-se nas instituições em que os serviços mínimos estão a ser cumpridos”, explicou Alexandre Lourenço.

[Notícia atualizada às 19h05]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 fev, 2019 Lisboa 19:20
    Viram por aí a Catarina Martins, as manas Mortágua, o Louçã, o Secretário-Geral do PCP, etc, etc, aquela malta, que se esta requisição fosse lançada pela PAF, praticamente erguiam barricadas nas ruas? Ah, o Poder é tão bom, sabe tão bem ... Alguém os vê, agora que estão ligados ao Poder? Caladinhos que nem ratos...

Destaques V+