Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quantas trotinetes cabem em Lisboa? CDS quer saber

07 fev, 2019 - 10:31 • Redação

João Gonçalves Pereira, vereador da Câmara Municipal de Lisboa diz que não faz sentido avançar-se já com medidas punitivas sem antes se estabelecer um diálogo com as empresas.

A+ / A-

Veja também:


A vereação do CDS em Lisboa acusa a Câmara Municipal de promover as trotinetas elétricas sem qualquer planeamento.

Esta manhã na Renascença o vereador centrista defendeu que é preciso definir regras pelo mau uso da trotineta, mas João Gonçalves Pereira responsabiliza diretamente a autarquia.

“É um dossier que podia estar a correr sobre rodas, já que estamos a falar sobre trotinetas, mas infelizmente não está, muito por responsabilidade da própria autarquia, que é quem autoriza e também não cria regras e não chama os operadores para tentar, de forma consensual, e aprendendo com as experiências e aquilo que correu mal noutras cidades, seja na Europa, seja nos Estados Unidos, perceber que medidas adotar na cidade de Lisboa.”

O vereador diz que o CDS apresentou uma proposta de um estudo sobre o uso das trotinetas elétricas em Lisboa e, apesar de lamentar a falta de regras, diz que não faz sentido avançar já com medidas punitivas.

“No nosso entender não faz sentido avançar-se já com medidas punitivas sem ter existido uma sensibilização, sem ter existido diálogo com operadores. Desde que lançámos esta proposta já houve diálogo com outros operadores e já ouvimos da parte deles disponibilidade para adotar um conjunto de medidas”, diz.

Segundo João Gonçalves Pereira, em Lisboa operam nesta altura cinco empresas e há outras três que receberam agora o licenciamento. Mas existem ainda dez empresas em fila de espera.

O que isso representa em termos de veículos nas ruas da cidade é uma incógnita. Neste momento, diz, “não sabemos se são 1.500, 2.000, 2.500 ou 3.000, não sabemos. Podem chegar aos 10 mil ou 12 mil.”

E deixa a pergunta. “Qual é a carga que a cidade de Lisboa suporta em termos de trotinetas? Por isso é que o CDS propõe que se faça um estudo comparado com as boas e más experiências noutras cidades.”

João Gonçalves Pereira foi um dos convidados do programa As Três da Manhã, na Renascença. O vereador da Mobilidade na Câmara Municipal de Lisboa também foi convidado mas recusou, por falta de agenda.

A Polícia de Segurança Pública reforça, esta quinta-feira, em todo o país a fiscalização às bicicletas e trotinetes. O objetivo da operação “Risco Mínimo” é prevenir e diminuir os acidentes rodoviários.

Esta polícia registou na sua área de responsabilidade - os centros urbanos - um ligeiro aumento do número de acidentes rodoviários envolvendo bicicletas e trotinetes em 2018, que totalizaram 1.180, mais 54 do que em 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Viana
    08 fev, 2019 Lisboa 16:50
    Engraçado. Há carros a mais em Lisboa, mas o problema são as trotinetes...
  • Paulo Franco
    08 fev, 2019 Moita 16:16
    Quantos automóveis em cima do passeio cabem em Lisboa?

Destaques V+