Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato dos enfermeiros acusa Governo de boicote à greve e queixa-se ao MP

06 fev, 2019 - 11:11 • André Rodrigues

Associação Sindical diz que as administrações hospitalares estão a agendar cirurgias urgentes para acelerar a requisição civil.

A+ / A-

A Associação Sindical dos Profissionais de Enfermagem, uma das estruturas que convocou a greve nos blocos cirúrgicos, avançou com uma queixa no Ministério Público contra o Governo.

"Já fizemos uma denúncia no MP, por boicote à greve. Temos prova disso e o boicote à greve é crime", diz à Renascença a dirigente da ASPE.

A associação diz que as administrações hospitalares estão a agendar cirurgias urgentes em tempo de greve para acelerar a requisição civil. "Deliberadamente, todas as instituições marcaram apenas operações a doentes oncológicos com o objetivo de demonstrar o não cumprimento dos ser mínimos", acusa Lúcia Leite.

O presidente da secção regional Norte da Ordem dos Médicos disse, esta quarta-feira, que os serviços mínimos não estão a ser cumpridos no Norte, na linha das declarações, de terça-feira, do diretor clínico do Hospital de Santo António, que disse que os serviços mínimos não tinham sido cumpridos.

Na terça-feira à noite, em entrevista à SIC, o primeiro-ministro admitiu uma requisição civil e uma ação judicial contra a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

Por sua vez, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, disse estar tranquila quanto à intenção do Governo de avançar com um processo judicial por violação da lei das ordens profissionais.

O secretário de Estado Adjunto da Saúde suspendeu relações institucionais com a Ordem dos Enfermeiros na sequência de posições e declarações da bastonária sobre a greve em blocos operatórios, segundo uma nota enviada à agência Lusa pelo gabinete de Francisco Ramos.

A greve dos enfermeiros decorre desde quinta-feira e estende-se até fim de fevereiro em blocos operatórios de sete hospitais públicos, sendo que a partir de sexta-feira passa a abranger mais três hospitais num total de dez.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Professor
    06 fev, 2019 5 de Outubro 12:02
    Atenção aos "truques" do governo e dos seus cães-de-fila: foi o que fizeram na greve dos professores para dar a volta à greve. Denunciem e apresentem queixa de imediato. E recusem usando o que a Lei (ainda) vos confere.

Destaques V+