Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Duarte Lima absolvido do crime de burla a Rosalina Ribeiro

08 jan, 2019 - 10:19 • Rui Barros , com Lusa

A viúva de Tomé Feteira foi morta a tiro em 2009 e o seu corpo encontrado na berma de uma estrada no Rio de Janeiro. O ex-líder parlamentar do PSD era acusado de se ter apropriado indevidamente de cinco milhões de euros.

A+ / A-

O Tribunal Criminal de Lisboa absolveu o advogado Duarte Lima do crime de abuso de confiança no processo Rosalina Ribeiro, assassinada no Brasil em 2009.

A notícia é avançada pela edição digital do semanário “Expresso”, que indica que o mesmo Ministério Público que tinha acusado ex-líder parlamentar do PSD de se ter apropriado indevidamente de cinco milhões de euros acabou por pedir a sua absolvição.

Para tal, foi crucial o depoimento do afilhado da viúva de Tomé Feteira, Armando Carvalho, que na fase de investigação tinha relatado queixas de Rosalina Ribeiro sobre o advogado português mas, durante o julgamento, disse que a viúva nunca se tinha queixado.

“Tal acusação em relação à minha cliente, com a qual nunca tive nenhum diferendo ou desentendimento, tal como a acusação em relação à herança Feteira, foi repetida milhares de vezes na comunicação social ao longo dos últimos anos. Foi ela, aliás, que serviu de fundamento e motivo para que me fosse atribuído um crime hediondo no Brasil, o crime mais grave que pode ser atribuído a um ser humano”, escreve Duarte Lima, num comunicado citado pela agência Lusa.

A viúva de Tomé Feteira foi morta a tiro, em 2009, e o seu corpo foi encontrado na berma de uma estrada em Maricá, Rio de Janeiro. Para as autoridades brasileiras, os cinco milhões de euros seriam o motivo que teriam levado o advogado a fazer uma emboscada a Rosalina, uma vez que a viúva do milionário português queria que esta lhe devolvesse o dinheiro.

Duarte Lima sempre se declarou inocente.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lv
    08 jan, 2019 Lx 23:11
    Justiça feita de Vidalhos, Saloios de Mação , Netos da Moura , fiéis ao seu patriarca Cavaco!
  • fanã
    08 jan, 2019 aveiro 16:24
    O que vale um falso testemunho em Tribunal ????????.................... O Sr. Armando Carvalho , roeu a corda a favor de quê ?????????? Armando Vara , julgamento em Aveiro inconclusivo........Ricardo Salgado .."de ferias".......Sócrates .."passeios a beira mar"...etc!!!!!!!.........O Zé ninguém que roubou ninharias , condenado !..........NOJICE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Destaques V+