Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboetas em duas rodas. Bicicletas partilhadas ultrapassam um milhão de viagens

03 jan, 2019 - 10:29 • Lusa

As bicicletas da rede Gira entraram em funcionamento no ano passado, com 400 veículos disponíveis em 74 estações. O objetivo é continuar a expandir e chegar a Algés.

A+ / A-

Veja também:


As bicicletas partilhadas geridas pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) contabilizaram mais de um milhão de viagens desde setembro de 2017.

Segundo a empresa, há hoje mais de 19 mil "passes anuais ativos". O passe anual custa 25 euros por ano e é "válido por 365 dias contados a partir do dia da subscrição do serviço".

"As ‘Gira’ já efetuaram mais de 1.120.000 viagens, tendo neste momento 19.200 passes anuais ativos, três mil passes mensais e 8.800 passes diários vendidos", lê-se na nota enviada às redações.

A EMEL acrescenta que vai manter a "oferta de 45 minutos de viagem" para os utilizadores que adquiram passes anuais ou mensais – modalidades apenas disponíveis para os residentes em Portugal.

O passe mensal tem um custo de 15 euros e validade de 30 dias. Já o passe diário custa dois euros e é válido por 24 horas, mas pode ser utilizado por residentes em Portugal ou no estrangeiro.

A Gira – Bicicletas de Lisboa entrou em funcionamento em setembro de 2017, depois de um período de testes que começou em junho.

Num balanço feito à agência Lusa no final de outubro, a EMEL dava conta de que estavam disponíveis 400 bicicletas e 74 estações nas zonas do Parque das Nações, Alvalade, Campo Grande, Avenidas Novas, Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Telheiras, Areeiro, Baixa e frente ribeirinha.

"Estão planeadas novas instalações na cidade, que representam na sua maioria um aumento de densidade das áreas já servidas, mas também o prolongamento da rede de estações desde Santa Apolónia até ao limite poente do concelho, em Algés", acrescentou a EMEL na altura.

Em avaliação estaria também a extensão para as Amoreiras, Avenida Almirante Reis, Olivais ou a ligação entre o Campo Grande e o parque dissuasor da Ameixoeira.

No geral, a EMEL fez um balanço "muito positivo" do primeiro ano da rede ‘Gira’, que inclusivamente "superou as expectativas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+